revista elevare

Covilhã

Covilhã, a cidade dos elevadores

A Covilhã é um exemplo bastante original de uma “cidade de montanha”, rara no urbanismo português. É também a cidade portuguesa mais próxima do ponto mais alto de Portugal Continental: a 20 km da Torre, no cume da Serra da Estrela (1993 metros de altitude) e a 7 km das Penhas da Saúde (1500 metros de altitude).

Esta cidade também se notabilizou como grande centro da indústria de lanifícios, aproveitando a lã dos rebanhos da Serra da Estrela, assim como força motriz hidráulica das ribeiras da Carpinteira e da Goldra. A memória deste passado está presente no Museu dos Lanifícios.

Situada na parte sudeste da Serra da Estrela, a área urbana da Covilhã estende-se por uma área cuja altitude varia entre 450 e 800 metros. O centro histórico situa-se na parte alta da cidade, onde se localiza o edifício da Câmara Municipal, relativamente perto da Universidade da Beira Interior.

António Vasconcelos
Engenheiro Especialista em Transportes
e Vias de Comunicação (OE)

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº8. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados

Translate »