Weidmüller e Grenzebach trabalham em sistema de monitorização para soldadura por fricção

Weidmüller e Grenzebach trabalham em sistema de monitorização para soldadura por fricção estão a colaborar nos campos de análise de dados e manutenção preditiva. O projeto centra-se na monitorização de status e qualidade, bem como em pedidos de desgaste na inovadora tecnologia de soldadura por fricção usada pela Grenzebach. Isto é conseguido graças ao software de análise personalizado da Weidmüller. “Os sensores instalados no sistema gravam as forças durante a soldadura e, juntamente com o software Analytics da Weidmüller, permitem a monitorização em tempo real do processo de soldadura”, explica Michael Sieren, chefe de vendas da FSW em Grenzebach.

Em termos concretos, a tecnologia de soldadura por fricção usada por Grenzebach envolve uma ferramenta rotativa que é capaz de gerar o calor necessário para a soldadura na junta de solda como resultado de fricção e pressão. O material torna-se maleável como resultado do calor e é agitado pela rotação da ferramenta ao longo da junta de solda. Com metais leves como o alumínio, este método cria conexões de solda duráveis entre materiais sem qualquer faísca voadora, fumaça ou fumos tóxicos que de outra forma são comuns. Até agora, os controlos de qualidade para este processo eram visuais e manuais, e eram realizados pelo operador após o procedimento estar completo. Trata-se de verificações laboriosas que já não serão necessárias no futuro graças ao uso da solução Industrial Analytics da Weidmüller: “O nosso software Analytics foi especialmente adaptado para atender aos requisitos da Grenzebach e compara as forças registadas pelos sensores durante o processo de soldadura com um conjunto de dados de referência ideal. Assim que o sistema deteta um desvio que se encontra fora dos parâmetros definidos, o operador da máquina é notificado e imediatamente sabe que algo não está certo com o processo de soldadura. Isso elimina a necessidade de verificações manuais de todas as soldas”, descreve o Dr. Daniel Kress, Analytics software responsável pelo projeto na Weidmüller.

O software Analytics da Weidmüller permite gravar e documentar os parâmetros do processo e, portanto, também a qualidade de cada costura de solda e todas as peças produzidas. Ao mesmo tempo, o software também fornece informações sobre quando o “pino de fricção” responsável pela geração do calor na máquina parece ter falha e precisa ser substituído. “Este é um fator realmente importante pois, além de minimizar a quantidade de rejeições que podem ocorrer como resultado de uma ferramenta quebrada, também ajuda com a disponibilidade de máquinas. Esta disponibilidade é particularmente importante no campo das máquinas e instalações de engenharia, e é feito muito esforço para garantir que a produção seja interrompida tão pouco e tão brevemente quanto possível “, explica Kress. Graças às informações fornecidas pelo software Weidmüller Analytics, os operadores de máquinas podem reconhecer a necessidade de uma substituição da ferramenta de fricção em tempo útil e podem agendar a substituição entre dois processos de soldagem ou durante uma mudança de turno, mantendo rejeições e tempo de inatividade do sistema para um mínimo.

Weidmüller – Sistemas de Interface, S.A.
Tel.: +351 214 459 191 • Fax: +351 214 455 871
weidmuller@weidmuller.ptwww.weidmuller.pt