Testes de projeto de elevador espacial

Uma equipa de investigadores – composta por membros da Universidade de Shizuoka e de outras instituições – estão preparados para iniciar o primeiro teste de um protótipo do primeiro elevador espacial que pretende levar pessoas e equipamentos da Terra para o espaço sem foguetes. Mas antes de colocar o elevador a funcionar de facto, os cientistas querem experimentar e observar o comportamento das peças mecânicas envolvidas num projeto deste tamanho fora da atmosfera e da gravidade da Terra. Por isso durante a fase de testes eles vão utilizar uma miniatura.

Os investigadores irão enviar para a Estação Espacial Internacional (ISS), no dia 11 de setembro, dois microsatélites, cada um com apenas 10 centímetros, ligados um ao outro por um cabo de aço de 10 metros de comprimento, e estes serão soltos no espaço pela tripulação da ISS. Um pequeno contentor será movido de um microsatélite para o outro, através de um cabo, imitando a movimentação de um elevador. As câmaras que estão presas às duas portas do cabo irão permitir que, da Terra, os cientistas observem o movimento e fiquem de olho em possíveis problemas.

O teste em si já tem de lidar com uma série de desafios. Os investigadores terão de desenvolver cabos que sejam resistentes a raios cósmicos e mantenham os elevadores a salvo de detritos e meteoros.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*