Melhor desempenho na deteção de objetos transparentes na indústria da alimentação e bebidas

2A Omron lançou um novo sensor para objetos transparentes para a indústria da alimentação e bebidas, proporcionando a melhor deteção de objetos, como garrafas de vidro e PET, tabuleiros transparentes ou películas de embalagens. Graças à sua elevada estabilidade de deteção, o sensor E3S-DB é uma opção para a deteção de quaisquer tipos de objetos transparentes nos processos de packaging. Este sensor também está disponível para modelos de feixe pontual e convergente, com um diâmetro de feixe de apenas 2 mm a uma distância de 200 mm (sem que seja necessário utilizar um laser) para uma deteção e um posicionamento de alta precisão em correias transportadoras com um intervalo mínimo entre garrafas. Desenvolvido com clientes fabricantes de alguns dos principais produtos da indústria da alimentação e bebidas, o sensor E3S-DB dispõe de um sistema ótico que realiza a deteção com uma histerese reduzida e uma elevado intervalo dinâmico. Assim é possível obter-se um bom desempenho. O E3S-DB tem capacidade para detetar, por exemplo, uma atenuação de luminosidade de 3% até 4 metros do objeto. O seu sistema ótico avançado aumenta a estabilidade do desempenho com a eliminação de quantidades ínfimas de luz residual que interferem na deteção de garrafas de vidro. Conhecido como o “efeito da lente de garrafa”, o aumento indesejado da intensidade da luz provoca, frequentemente, erros na deteção de garrafas de vidro em linhas de packaging que utilizam sensores com menor estabilidade.

Para ser utilizado em garrafas PET (incluindo de menor espessura) na indústria das bebidas, o sensor E3S-DB aplica a técnica conhecida como “P-Opaquing”, que proporciona uma maior estabilidade na deteção graças à utilização de filtros polarizadores especiais para objetos PET. E possui uma outra caraterística avançada: a compensação automática das alterações do nível de luminosidade causadas por condições ambientais ou por contaminação. Graças à nova função Smart Teach patenteada pela Omron, a configuração do E3S-DB pode ser realizada rapidamente e sem esforço. Com a tecnologia Smart Teach é possível ajustar o limiar do nível de luminosidade e realiza-se a programação numa operação. Para obter a máxima estabilidade de funcionamento, basta pré-selecionar manualmente (com um potenciómetro de menos de uma volta) o limiar de funcionamento desejado para os respetivos objetos, e premindo o botão teach, o sensor ajusta automaticamente a potência de emissão de luz e a sensibilidade segundo a distância de deteção e o limiar selecionado. A informação sobre o limiar de funcionamento encontra-se sempre visível, podendo o utilizador copiar o ajuste de um sensor para outro, obtendo uma poupança de tempo no ajuste de vários sensores na mesma linha de produção ou na realização de trabalhos de manutenção. A natureza intuitiva do E3S-DB é ainda otimizada pela ferramenta de monitorização para PC. Em conjunto com a tecnologia Smart Teach, por exemplo, esta ferramenta obtém a posição adequada do limiar da intensidade da luz de forma rápida e simples através da análise da atenuação mínima de um objeto e o utilizador necessita apenas de selecionar o limiar ideal e aplicá-lo aos sensores, premindo de botão.

Além do novo sensor E3S-DB, a vasta gama de sensores Omron para a deteção de objetos transparentes para a indústria da alimentação e bebidas inclui: sensores compactos para espaços reduzidos, sensores de especificações elevadas com estrutura em aço inoxidável para aplicações com lavagens frequentes, sensores M18 de montagem rápida, sensores com ótica coaxial e uma deteção estável independentemente da orientação do sensor, sensores com um ajuste flexível dos parâmetros através de amplificadores remotos e sensores à prova de substâncias químicas, com uma longa vida útil.

http://industrial.omron.pt