igus® realiza a impressão 3D de moldes para injeção de plásticos

A moldação por injeção é um método eficaz quando se trata da produção em série de plásticos de elevado desempenho para aplicações com movimento. Os moldes para injeção de polímeros são, maioritariamente, em aço e o seu fabrico só é vantajoso na produção de grandes quantidades de peças. A igus® desenvolveu agora uma alternativa económica para a produção em série até 500 unidades, ao criar o primeiro molde para injeção de plásticos fabricados em impressão 3D.

Moldado por injeção, maquinado a partir de varões ou placas ou fabricado através de impressão 3D, a igus® oferece aos seus clientes as mais variadas possibilidades de obterem o seu casquilho deslizante em plástico isento de lubrificação e manutenção no formato pretendido, com rapidez e a custos reduzidos. Cada um dos métodos de fabrico possui as suas próprias vantagens: a moldação por injeção permite produzir grandes quantidades em qualquer material iglidur® à sua escolha. Com os varões e placas maquinados é possível criar geometrias especiais e complexas de forma mais económica. Com materiais especiais iglidur® de impressão 3D é possível produzir séries mais pequenas de peças a custos reduzidos. O especialista em motion plastics combinou dois dos processos para oferecer ao cliente a liberdade na seleção do material e, em simultâneo, possibilitar o fabrico de peças especiais em grandes quantidades.

A igus® está agora apta para imprimir moldes para injeção de plásticos de elevado desempenho. Com o processo SLS é possível produzir num curto espaço de tempo o respetivo molde, podendo este ser aplicado diretamente na máquina de injeção. A condição para tal consiste nas peças moldadas por injeção terem de apresentar geometrias simples. Nas peças moldadas por injeção, o cliente tem à sua disposição uma grande seleção de materiais otimizados a nível tribológico e calculáveis online na ferramenta iglidur®, desde os plásticos de elevado desempenho resistentes a químicos e temperaturas elevadas até aos mais universais para aplicações menos exigentes. Com os moldes fabricados por impressão 3D, o cliente tem a possibilidade de adquirir a sua peça especial fabricada em série até um máximo de 500 unidades por um preço muito económico e num curto espaço de tempo. Especialmente na criação de protótipos, as peças maquinadas ou fabricadas por impressão 3D apresentam sempre algumas diferenças das peças moldadas por injeção. Com os novos moldes fabricados em impressão 3D é possível obter peças especiais com a mesma qualidade das peças injetadas em moldes de aço, reduzindo consideravelmente os custos de prototipagem.

www.igus.pt