revista elevare

Brado Logística implanta soluções de eficiência energética com ajuda da WEG

WEGeuro: Brado Logística implanta soluções de eficiência energética no seu parque fabril

A Brado Logística, empresa do grupo Cosan, atua no mercado brasileiro…

A Brado Logística, empresa do grupo Cosan, atua no mercado brasileiro de transporte de contentores, com um modelo inovador e sustentável ao oferecer soluções logísticas customizadas que integram armazenagem, distribuição, transporte ferroviário, rodoviário e marítimo. Para modernizar o seu parque fabril, reduzir o consumo de energia e aumentar a fiabilidade do processo, a Brado Logística, em colaboração com a WEG e seu parceiro comercial SDS Automação, implementou um projeto de eficiência energética na sua unidade de Cambé/ PR. O fornecimento foi feito no formato turnkey, com a substituição dos motores, alinhamento, fabrico e instalação dos painéis de acionamentos e criação do software que faz a variação de velocidade bem como o startup do projeto.

O projeto consistiu na troca de motores antigos e de baixo rendimento do sistema de refrigeração, por motores de alta eficiência da gama W22 Magnet IR5 Ultra Premium e conversores de frequência da gama CFW11, quadros para acionamento dos mesmos, serviço de comissionamento e startup. O conjunto motor e conversor de frequência atua para variar a velocidade dos motores conforme a necessidade de refrigeração das câmaras de armazenagem, atingindo níveis expressivos em termos de economia de energia. “O novo sistema traz benefícios como a maior vida útil dos nossos motores, tecnologia que permite atingir um maior rendimento, possui menores ruídos trazendo mais conforto aos nossos colaboradores. E além desses benefícios operacionais já temos a redução do nosso consumo de energia elétrica percebido na fatura de energia elétrica”, explica Vanessa Calixto, analista da Brado Logística. “Esperamos uma economia do projeto e na aplicação do mesmo pudemos ver que a economia foi maior que a esperada. Mas o ponto que mais se destaca é o cuidado com que a WEG/SDS desenvolveu o projeto, o que nos deixou seguros para a realização do mesmo”, afirma Tiago Martini, Supervisor de Manutenção da Brado Logística. O resultado final foi uma economia anual de 16% ou 351,5 MWh nos compressores do sistema de refrigeração.

A WEG disponibiliza a gama de conversores de frequência CFW11, com tecnologia de última geração, alta precisão e fiabilidade no controlo de velocidade. Graças à sua estrutura compacta é ideal para a instalação em espaços reduzidos. A linha de conversores de frequência, CFW11, apresenta uma ótima performance estática e dinâmica, um controlo preciso de binário, velocidade, posicionamento e alta capacidade de sobrecarga, permitindo uma redução na energia elétrica, aumento de produtividade e melhoria de qualidade nos processos onde é utilizada.

Os motores elétricos de ímanes permanentes W22 Magnet são motores síncronos com ímanes de alta energia no interior do rotor, que lhe conferem caraterísticas diferenciadoras. Com uma redução de perdas de 20% em relação aos motores IR4 Super Premium, os motores IR5 Ultra Premium apresentam os mesmos tamanhos dos motores de indução, possibilitando o intercâmbio de motores já instalados e uma operação com rendimentos superiores. São um claro exemplo da tecnologia WEG, proporcionando uma maior eficiência, qualidade e economia à indústria.

www.weg.net/pt

Translate »