igus®: rápida abertura e preenchimento – com o novo tamanho de calha articulada para robots

A igus® alargou a sua oferta de calhas articuladas para movimentos 3D e apresentou um novo tamanho das calhas triflex TRLF light. Com 125 milímetros de diâmetro nominal, este é o maior tamanho da gama, sendo assim possível guiar um maior número de cabos e mangueiras em segurança. As calhas articuladas para movimentos com torção convencem graças à sua montagem e desmontagem muito rápida, que reduz significativamente os tempos de paragem. É por este motivo que é popular junto dos fabricantes e utilizadores de robots.

Atualmente não é possível imaginar a produção sem robots industriais, uma vez que estes poupam muito tempo e trabalho. Para que isso também possa ser garantido nos próprios robots, a igus® desenvolveu as calhas articuladas para movimentos 3D, triflex TRLF, agora disponíveis com um novo tamanho. O “L” na designação do produto corresponde a “leve”, uma vez que, através do espaço entre os elos, foi possível poupar material e passar simultaneamente os cabos e mangueiras de forma segura. O “F” corresponde à expressão em inglês “flip open” e clarifica o mecanismo: “todos os elos da calha dispõem de três travessas oscilantes, que podem ser abertas e rodadas, manualmente ou com uma chave de fendas”, explica Harald Nehring, Gestor dos Sistemas de Calhas Articuladas na igus®. “Isto facilita significativamente o preenchimento com grandes cabos de diferentes diâmetros ou packs de mangueiras.” O novo tamanho TRLF.125, com um diâmetro nominal de 125 milímetros, permite colocar, com rapidez e sem dificuldade, mangueiras de grande diâmetro e/ou mais rígidas ou grandes quantidades de cabos. Ao prescindir de elementos de sustentação ou suporte como cabos de aço ou elementos para suspensão, a montagem e a desmontagem das calhas triflex TRFL tornam-se tão fáceis quanto o seu preenchimento. As calhas podem ser aumentadas no seu comprimento a qualquer momento, através do encaixe nas articulações esféricas de novos elos. É igualmente possível reduzir o comprimento da calha manualmente, com a mesma facilidade, exercendo uma ligeira pressão e rodar os elos da calha.

Neste sentido, as calhas triflex TRLF são suficientemente robustas para movimentar simultaneamente diversos condutores de energia, de dados e de sinais. Através da separação interior tripartida, do raio de curvatura mínimo definido e da torção de aproximadamente +/- 200 graus por metro, é assegurado um guiamento em segurança dos cabos, evitando assim danos nos cabos e nas mangueiras.

www.igus.pt