RS Components disponibiliza nova placa de desenvolvimento para microcontroladores AVR® da Microchip para Google Cloud

RS Components
Tel.: +351 800 102 037 · Fax: +351 800 102 038
marketing.spain@rs-components.com · pt.rs-online.com

A RS Components disponibiliza a placa de desenvolvimento para microcontroladores IoT (Internet das Coisas) AVR® da Microchip para Google Cloud. Esta nova solução de desenvolvimento rápido permite aos engenheiros a produção rápida de protótipos de dispositivos ligados em cloud, num espaço de minutos. Assegurando um método fácil de ligação de aplicações incorporadas, a placa de desenvolvimento AVR-IoT WG da Microchip integra uma potente MCU baseada em AVR, a Atmega4808, e um IC de elemento seguro e um controlador de rede wi-fi certificado. A placa trabalha com o Google Cloud IoT Core que oferece uma inteligência artificial e uma infraestrutura baseada na aprendizagem de máquina, permitindo a recolha, o processamento e a análise simples de dados, e disponibiliza uma plataforma escalável para diversas aplicações IoT.

Os programadores podem facilmente acrescentar conetividade por cloud a um dispositivo através de um portal online gratuito, em www.AVR-IoT.com. Como os dispositivos da Microchip são suportados no Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) MPLAB X, quando um dispositivo IoT é ligado à Google Cloud, os engenheiros podem desenvolver e depurar a sua aplicação na cloud, usando ferramentas de desenvolvimento rápido como o MPLAB® Code Configurator (MCC) da Microchip ou o Atmel START.

O processador ATmega4808 da placa de desenvolvimento AVR-IoT é uma MCU de 8 bits que inclui Periféricos Independentes do Núcleo (CIP) para assegurar um baixo consumo de energia. Oferece também caraterísticas de deteção avançadas e de ativação robustas, tornando-o indicado para a instalação em aplicações de controlo e de deteção em tempo real. O elemento seguro da placa é o ATECC608A CryptoAuthentication™ IC, que garante uma identidade protegida e de confiança para a autenticação segura de dispositivos. O ATECC608A encontra-se pré-registado no Google Cloud IoT Core e está pronto a ser utilizado com um provisionamento sem contacto. O terceiro elemento chave da placa é o ATWINC1510, um controlador de rede IEEE802.11-b/g/n IoT total certificado, ligado através de uma interface SPI.

Em suma, evitando prejuízos significativos em termos de tempo e custos, esta solução fácil de utilizar significa que os programadores podem criar aplicações ligadas à cloud sem uma especialização em protocolos de comunicação, segurança ou compatibilidade de hardware. E não têm de lidar com vulnerabilidades de segurança ou enfrentar os desafios gerados pela utilização de arquiteturas de software amplas e sistemas operativos em tempo real (RTOS).