ABB: quatro razões para investir numa melhor eficiência energética

ABB, S.A.
Tel.: +351 214 256 000 · Fax: +351 214 256 390
marketing.abb@pt.abb.com · www.abb.pt

Bombas, ventiladores e compressores trabalham normalmente em velocidade constante, com um controlo de caudal e destino feito pela abertura e fecho manual das válvulas nas condutas. Isso geralmente torna o processo de arranque muito trabalhoso, já que arrancar uma estação de bombagem, por exemplo, pode ocupar uma pessoa até uma hora. Os custos de mão-de-obra somam-se ao pessoal ter que viajar, por vezes, para locais distantes. Nalgumas instalações este processo é automatizado, mas o consumo de energia é mau. Existe uma alternativa mais eficiente em termos energéticos: controlar essas aplicações com variadores de velocidade resulta numa economia instantânea no consumo de energia, ao mesmo tempo que traz vantagens competitivas a longo prazo.

Por isso deve-se investir em variadores de velocidade para melhorar a eficiência energética dos sistemas de bombas, ventiladores e compressores: uma maior eficiência operacional (a necessidade de mão-de-obra manual é eliminada à medida que o sistema controlado por variadores arranca, automaticamente, em horários predefinidos, com economia de horas-homem e custos de mão-de-obra), economia na fatura de eletricidade (variadores de velocidade usam apenas a quantidade de energia necessária, acionando os motores a carga parcial, resultando entre 20-50% de redução do consumo de energia do sistema), economias em despesas de capital (redução imediata no consumo elétrico garante um rápido retorno financeiro do investimento em variadores de velocidade, na maioria dos casos, nalguns meses após a instalação) e economia em custos de manutenção e peças de reposição (com os variadores de velocidade, tensões mecânicas nos acoplamentos da bomba durante o arranque podem ser eliminadas, o golpe hidráulico e as perdas por atrito nos tubos são reduzidos, e é aplicado menos desgaste no impulsor devido à rampa estendida aceleração e desaceleração definidos no variador).

Este tipo de poupança pode ser alcançado em grandes instalações industriais e também em instalações menores. Na verdade, qualquer processo que esteja a utilizar motores elétricos pode obter importantes economias financeiras e benefícios operacionais, com o uso de variadores de velocidade. Pode estimar o seu potencial de economia de energia e custo, com o controlo através de um variador de velocidade CA de baixa tensão em comparação com os métodos tradicionais, como estrangulamento e válvulas, usando a nossa ferramenta grátis EnergySave Calculator.