Manutenção preditiva para a indústria de elevadores e escadas rolantes

Palavras como o Elevador Inteligente, Big Data, Manutenção Preditiva, entre outras, estão atualmente a inspirar muitos fabricantes de elevadores e escadas rolantes. Com base na manutenção preditiva, o tempo de atividade útil da máquina é projetado para acrescentar valor aos novos sistemas no futuro. No entanto, cada vez mais empresas estão a perceber que a expansão dos serviços baseados em dados (data-based services) lhes proporciona uma vantagem comercial real e que esses modelos de negócios
preparados para o futuro estão projetados para alavancar a lealdade do cliente a longo prazo. Os métodos usados pela Industrial Analytics ajudam a conseguir isso mesmo. As técnicas de machine learning e de Inteligência Artificial permitem que os comportamentos da máquina de um elevador ou escada rolante sejam mais bem compreendidos pelo fabricante, revelando estruturas e padrões e fornecendo novas informações sobre as relações de dados. Mas o caminho a percorrer necessita de ser um processo bem organizado. A Weidmüller mostra como descrever o caso de uso e estabelecer uma prova de conceito, enquanto a equipa do projeto percorre as etapas tradicionais de recolha de dados, integração, preparação, análise, implementação e, finalmente, avalia o benefício económico.

Carregue no botão abaixo e veja o artigo técnico “Manutenção preditiva para a indústria de elevadores e escadas rolantes” da revista elevare nº12.