Novos inversores de frequência da NORD: versáteis e ligados em rede

NORD Drivesystems PTP, Lda.
Tel.: +351 234 727 090 · Fax: +351 234 727 099
info@pt.nord.com · www.nord.com

Disponíveis em várias versões, os novos inversores de frequência da linha NORDAC PRO podem ser adaptados a uma enorme variedade de requisitos de aplicação. As funções da série modular podem ser expandidas com módulos plug-in de controlo, segurança e opcionais. Os utilizadores também beneficiam de um design compacto com um formato tipo livro, poupando espaço em armários de controlo e numa instalação paralela. Os inversores estão disponíveis com potências de 0,25 a 5,5 kW. De destacar o grande número de interfaces: a CANopen standard, multichipes para Ethernet Industrial que permite a utilização dos padrões Ethernet mais importantes em tempo real através de uma interface. Seja para ProfiNet, EtherNET IP, POWERLINK ou EtherCat, o protocolo necessário pode ser facilmente configurado através de parâmetros, e os dispositivos podem ser configurados através de uma porta USB sem uma fonte de alimentação externa. A ranhura para cartões SD, para guardar e transferir parâmetros, também é uma novidade. E estão disponíveis 5 ou 6 entradas digitais e 2 analógicas, 2 saídas digitais e 1 analógica, 2 relés multifunções sem potencial, 1 interface codificadora incremental HTL/TTL e 1 interface codificadora universal.

A série NORDAC PRO SK 500P está equipada com um poderoso CLP para funções junto ao acionamento. O controlo vetorial de corrente preciso fornece o binário adequado em aplicações com diferentes cargas e velocidades e garante uma fiabilidade operacional com elevadas reservas de sobrecarga, necessárias para, por exemplo, arranques. O inversor opera circuitos abertos ou fechados e opera motores síncronos e assíncronos. O interruptor rotativo de travagem para operação em 4 quadrantes é um dos componentes básicos de toda a série, tal como gestão da travagem, importante para, por exemplo, aplicações com equipamentos de elevação. A NORD fornece os inversores com Binário Seguro Desligado (STO) e Paragem Segura 1 (SS1).

Esta nova solução da NORD está disponível na forma de inversor para máquinas (SK 500P) e de inversores para aplicações (SK 530P e SK 550P). Ao contrário dos inversores para aplicações totalmente equipados, os inversores para máquinas são dispositivos economicamente otimizados com um número reduzido de interfaces, mas desempenham tarefas funcionalmente exigentes como CLP integrado, controlo de circuitos fechados e posicionamento. O SK 530P tem uma ranhura para cartões SD, interface USB, interface codificadora e possibilidade de expansão através de um módulo SK CU5 opcional.