descarga

Proteção contra descargas atmosféricas

António Augusto Araújo Gomes
Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP)
Paulo Diniz
Diretor de vendas

Resumo

As descargas atmosféricas são a consequência de um fenómeno natural de separação de cargas nas nuvens de tempestade. Benjamin Franklin, no século XIII (1707 – 1790), foi quem através de várias experiências, verificou e comprovou que as nuvens de tempestade são capazes de gerar e provocar a descarga de eletricidade, sendo considerado o pai da teoria moderna da proteção contra descargas atmosféricas. A incidência de raios sobre as estruturas pode provocar danos nas instalações e colocar em risco a vida de pessoas e animais. Neste artigo pretende-se apresentar a metodologia de proteção de estruturas e zonas abertas contra descargas atmosféricas, com recurso a pára-raios com dispositivo ionizante não radioativo.

Para ler o artigo completo faça o download gratuito do “elevare” nº2. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

      De acordo com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, ao registar-se, receberá regularmente informações nossas, seja sobre os nossos serviços e produtos, promoções, newsletters, revistas digitais dicas de como tirar maior partido das ferramentas que disponibilizamos e ainda se habilita a participar em eventos que vamos organizando ao longo do ano.

    DOWNLOAD – ÚLTIMA EDIÇÃO

    elevare14

        Selecione as sua(s) área(s) de interesse

        Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

      (Irá receber um email com o link de download.)