Ascensor

Comparação entre Ascensor Elétrico e Ascensor Hidráulico MRL

Na aplicação de sistemas de transporte vertical é uma decisão importante qual o sistema de acionamento a usar, tração ou hidráulico?

Na aplicação de sistemas de transporte vertical (ascensor) é uma decisão importante qual o sistema de acionamento a usar, tração ou hidráulico? Cada tipo tem caraterísticas que o torna particularmente adequado para uma aplicação específica.

Ao longo dos últimos quarenta anos, o ascensor hidráulico foi aceite em todo o mundo. Com a introdução do ascensor elétrico Machine Room Less (MRL), em 1995, para substituir o ascensor hidráulico, iniciou-se uma forte concorrência pelo mercado nos edifícios de baixa altura (Portugal tem um
parque habitacional maioritariamente de baixa altura, cerca de 4 a 6 pisos).Aplicaram-se, então, estratégias de mercado bastante agressivas.

Uma tendência MRL criada em detrimento da segurança. Os compradores, no entanto, devem ser informados sobre os méritos e defeitos de ambos os sistemas de ascensores para assegurar a aplicação mais adequada e segura de cada tipo.

Neste trabalho, ascensores elétricos e hidráulicos, principalmente MRL, são discutidos e comparados a fim de esclarecer os consumidores.

Projeto do ascensor

O desenvolvimento tecnológico na indústria do ascensor foi impulsionado principalmente pelos seguintes fatores:

  • Segurança;
  • Velocidade Nominal;
  • Espaço Ocupado;
  • Conforto na viagem;
  • Eficiência Energética;
  • Ruído Acústico;
  • Exigências Estruturais

Jorge Leitão
SICMALEVA – Sociedade de Comércio e Indústria de Equipamentos de Elevação, S.A.

PPara ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº3. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »