lightwatcher

Lightwatcher: Apagar/Atenuar a luz de cabina segundo a Diretiva 95/16/CE

A poupança energética é uma preocupação comum e os elevadores não são uma exceção para a sua aplicação e ainda que as soluções sejam variadas nem todas são válidas, atendendo aos requisitos de segurança. Este artigo argumenta a utilização do equipamento Lightwatcher conforme a Diretiva 95/16/CE.

Qualquer elevador colocado em serviço ou que vá ser atualizado (mudança de máquina, manobra, e outros) deveria cumprir o relativo ao controlo das luzes de cabina. De seguida teremos em conta as caraterísticas do tipo de aplicação para argumentar o procedimento de apagar ou atenuar a luz
de cabina com a utilização do equipamento Lightwatcher.

De notar que, em alguns países, como em Espanha, foi legislado especificamente neste sentido. Este texto toma como referência os requisitos desta lei para argumentar o problema e solucioná-lo adequadamente.

No caso de um elevador os requisitos de apagar ou atenuar a luz de cabina são diferentes no caso destes estarem equipados com portas automáticas ou semi-automáticas e manuais. Neste segundo caso cabe distinguir entre portas que permitem ver a cabina desde o exterior (com janela transparente) e as que não permitem.

Schmersal Ibérica, S.L.
Tel.: +351 219 593 835 · Fax: +351 219 594 283
[email protected] · www.schmersal.com

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº2. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »