Metrologia e manutenção de elevadores

Metrologia e manutenção de elevadores

A gestão da manutenção tem de ser eficiente e não apenas eficaz, independentemente de se recorrer a recursos internos e/ou subcontratados.

Neste artigo é feito um breve enquadramento da metrologia a nível nacional e internacional, diferenciada a metrologia legal da metrologia aplicada, definidos termos e interpretadas caraterísticas dos equipamentos de medição que devem ser conhecidas e estar devidamente assimiladas pelos responsáveis e técnicos que desenvolvem as suas atividades no âmbito da manutenção em qualquer setor ou área de atividade. As referências disponibilizadas permitem ao leitor adquirir e aprofundar conhecimentos sobre tópicos que sejam do seu interesse. Em próximos artigos serão apresentadas e exemplificadas técnicas (ferramentas) que permitem controlar (e/ou avaliar) o desempenho de equipamentos (sistemas) de medição, para além de linhas de orientação sobre como estes devem ser geridos, incluindo a interpretação de certificados de calibração.

Introdução

A Manutenção é uma função organizacional que influencia direta e significativamente o desempenho de qualquer organização, independentemente da área de negócio em que opere. Efetivamente, a sustentabilidade e competitividades das organizações (empresas), traduzidas, por exemplo, na melhoria da qualidade dos produtos e dos serviços, na redução dos prazos e custos de fabrico, no aumento da produtividade, na segurança dos colaboradores e na diminuição do impacte ambiental, dependem da forma como a Manutenção é gerida. Por consequência, a gestão da manutenção tem de ser eficiente e não apenas eficaz [1], independentemente de se recorrer a recursos internos e/ou subcontratados.

Nuno R. Costa
Departamento de Engenharia Mecânica,
Instituto Politécnico de Setúbal-ESTSetubal
nuno.costa@estsetubal.ips.pt

Para ler o artigo completo faça o download gratuito do “elevare” nº16. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse /Select your area (s) of interest

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »