Motores Elétricos

Motores Elétricos

Normalmente a fábrica entrega os motores elétricos depois de devidamente ensaiados em mesas de ensaio próprias.

Receção dos motores elétricos

Normalmente a fábrica entrega os motores elétricos depois de devidamente ensaiados em mesas de ensaio próprias. No entanto, antes do pôr em funcionamento é de boa norma fazer-se previamente uma revisão. Assim, entre outras, deve verificar-se a sua resistência de isolamento, utilizando para isso um megaohmímetro. Este ensaio durará cerca de dois minutos. No caso do isolamento ser fraco deve proceder-se à secagem do motor para lhe retirar possíveis humidades. Os motores de baixa potência são secos em estufa, sem que a temperatura ultrapasse os 90º C.

Em máquinas de grande potência que, devido às suas dimensões, é difícil secar na estufa, utiliza-se um dos seguintes métodos:

  1. Secagem com Corrente Contínua: este método é aplicável em todas as máquinas de Corrente Alternada e efetua-se com a máquina parada. É preciso dispor de uma fonte de alimentação de elevada intensidade. As fases do estator podem ser ligadas em série ou em paralelo. É preferível ter correntes equilibradas nas três fases: contudo, em máquinas ligadas em estrela com apenas três terminais é necessário ligar duas fases em paralelo e estas em série com a terceira fase. Em qualquer dos casos a intensidade máxima por fase será limitada ao valor necessário para que o enrolamento atinja a temperatura de 9º C (medida através de resistência, detetor de temperatura ou termómetro). O aquecimento deve ser controlado de forma que a máquina fique a esta temperatura durante um período compreendido entre duas e seis horas. Com a máquina parada, a intensidade necessária para que ela atinja a temperatura desejada é bastante mais baixa que a nominal (da ordem dos 25% a 50%).
  2. Secagem por calor externo: para esta secagem utiliza-se um forno ou serpentinas de vapor encerrados conjuntamente com a máquina em divisão fechada. Deve, no entanto, haver algumas aberturas para ventilação com o objetivo de eliminar a humidade.
  3. Secagem por ar quente: pode também utilizar-se um secador de ar quente, diretamente sobre a máquina, podendo a temperatura do ar atingir os 95° C.

Eurico Zica Correia

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº7. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »