Elevador do Bom Jesus

O Elevador do Bom Jesus do Monte, o Mais Antigo de Portugal

O Elevador do Bom Jesus do Monte tem uma enorme importância…

O Elevador do Bom Jesus do Monte tem uma enorme importância patrimonial, sendo o mais antigo funicular em todo o mundo com sistema de acionamento por contrapeso de água e mantém praticamente intactos os seus equipamentos, construídos no século XIX.

Portugal dispõe atualmente de oito funiculares em serviço, dos quais seis construídos entre o final do século XIX e o início do século XX: elevador do Bom Jesus de Monte, em Braga (1882); Lavra (1884), Gloria (1885) e Bica (1892), ambos em Lisboa, Nazaré (1889) e Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo (1923). Entretanto, passado um período de quase oitenta anos após a entrada em serviço do funicular de Santa Luzia, foram inaugurados o funicular dos Guindais, no Porto (2004) e o de Viseu (2009).

Para ler o artigo completo faça o download gratuito  do Suplemento 2 da revista elevare. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

      De acordo com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, ao registar-se, receberá regularmente informações nossas, seja sobre os nossos serviços e produtos, promoções, newsletters, revistas digitais dicas de como tirar maior partido das ferramentas que disponibilizamos e ainda se habilita a participar em eventos que vamos organizando ao longo do ano.

    António Vasconcelos
    Engenheiro Especialista em Transportes
    e Vias de Comunicação (OE)

    Outros artigos relacionados