Elevador Panorâmico

O Elevador Panorâmico da Boca do Vento

O Elevador Panorâmico da Boca do Vento, em Almada, vence um desnível de 42 metros e localiza-se na parte…

O Elevador Panorâmico da Boca do Vento, em Almada, vence um desnível de 42 metros e localiza-se na parte histórica da cidade. Da sua cabina panorâmica desfruta-se uma das melhores vistas sobre a ponte 25 de Abril, o estuário do Tejo e a cidade de Lisboa, com as suas sete colinas.

Este elevador foi inaugurado a 24 de junho de 2000 (dia de S. João, feriado municipal), pela então Presidente da autarquia, Maria Emília de Sousa, e destina-se a ligar a parte histórica de Almada, também conhecida por “Almada Velha”, aos antigos estaleiros do Olho de Boi, agora transformados em zona de lazer – Jardim do Rio, onde se situam diversos restaurantes e esplanadas.

Para além da sua função como meio de transporte, também tem um enorme potencial turístico, pois constitui um magnifico miradouro, a 40 metros de altura em relação ao solo e mesmo em frente ao Tejo e veio juntar-se a outros atrativos de Almada, como o Monumento de Cristo Rei, a Fragata Don Fernando II e Glória e o submarino Barracuda, este último instalado na antiga doca seca da Perry and Son.

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “elevare” nº12. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    António Vasconcelos
    Engenheiro Especialista em Transportes
    e Vias de Comunicação (OE)

    Outros artigos relacionados