Ponte da Arrábida

Os Elevadores da Ponte da Arrábida

O engenheiro Edgar Cardoso foi o autor do projeto da ponte da Arrábida, inaugurada festivamente a 22 de junho…

O engenheiro Edgar Cardoso foi o autor do projeto da ponte da Arrábida, inaugurada festivamente a 22 de junho de 1963, cujo arco em betão armado pré-esforçado de 270 metros de vão e 52 metros de flecha, foi à data da construção o recorde do mundo, excedendo em 6 m o vão da ponte sueca de Sando, terminada em 1942.

A ponte da Arrábida é uma das obras mais notáveis do engenheiro Edgar Cardoso, quer pelo arrojo da conceção, como também pela sua grande qualidade estética. Inteiramente concebida e construída por técnicos portugueses (projeto, fabrico do cimbre metálico e empreiteiro geral de construção civil), a ponte da Arrábida veio abrir uma via alternativa à ponte Luís I, que ao fim de quase 80 anos já não tinha condições para escoar todo o tráfego entre o Norte e o Sul do país. É de referir que o arco da ponte da Arrábida é constituído por duas costelas contraventadas entre si.

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “elevare” nº11. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitarapenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    António Vasconcelos
    Engenheiro Especialista em Transportes
    e Vias de Comunicação (OE)

    Outros artigos relacionados