revista elevare

Blocos de terminais Weidmüller Klippon® Connect com tecnologia SNAP IN

Blocos de terminais Weidmüller Klippon® Connect com tecnologia SNAP IN: rápido, simples e seguro

Ampliação do portefólio de bornes da série A com novos bornes AS para secções transversais de condutores de 0,5 a 2,5 mm2.

A Weidmüller ampliou a abrangente gama de blocos terminais Klippon® Connect com a nova série AS, que conta com a inovadora tecnologia SNAP IN. Os bornes com tecnologia de conexão SNAP IN são atualmente os únicos do género no mundo.

A inovadora série AS pode ser utilizada para conectar condutores flexíveis de forma rápida, simples e sem ferramentas, removendo a necessidade de utilização de terminais. Os condutores são simplesmente conectados ao ponto de conexão e o mecanismo entra em contacto com um clique audível. A tecnologia SNAP IN garante uma ligação segura e fiável a longo prazo – mesmo para os processos de cablagem cada vez mais automatizados do futuro. Os blocos terminais AS são compatíveis com o Klippon® Connect A-Series e podem, portanto, ser usados em muitas aplicações diferentes. Os blocos de terminais AS com a nova tecnologia de ligação SNAP IN sublinham mais uma vez o trabalho pioneiro da Weidmüller na conectividade industrial. A Weidmüller é inovadora, pioneira e está sempre a reinventar-se.

Com a nova geração de blocos de terminais AS e todo o portefólio de blocos de terminais, a Weidmüller está a estabelecer, mais uma vez, o padrão em termos de design e montagem específicos para aplicações, tecnologia de conexão extremamente rápida e conceitos de soluções económicas. Como inventores do bloco terminal com isolamento plástico em 1948, esta é outra solução pioneira da empresa que moldará a construção de painéis por muito tempo e a tornará mais produtiva. A nova tecnologia SNAP IN é o elemento chave para proporcionar estes benefícios.

Tecnologia SNAP IN

Os principais atributos da tecnologia de conexão SNAP IN são: rapidez, simplicidade e segurança.

  • Rapidez: a conexão SNAP IN é uma tecnologia de conexão que economiza tempo. É uma das conexões mais rápidas disponíveis atualmente e permite uma cablagem segura em tempo recorde. Mesmo condutores flexíveis sem terminais tubulares podem ser conectados intuitivamente e sem ferramentas usando o SNAP IN. A tecnologia pode até ser utilizada em processos de cablagem totalmente automatizados.
  • Simplicidade: os blocos de terminais são fornecidos com molas pré-carregadas, para que os condutores descarnados possam ser inseridos nos pontos de contacto de forma fácil e segura, sem preparativos adicionais. O condutor a ser conectado entra em contacto com o ponto de contacto com um “clique” claramente audível. Se o ponto de contacto se soltar, isso também será sinalizado visualmente por uma patilha elevada. O condutor pode ser desconectado rápida e facilmente e o ponto de contacto consegue ser pré-carregado para ligação, a qualquer momento, pressionando a patilha.
  • Segurança: depois do condutor ser inserido correta e profundamente no ponto de contacto, o ponto de contacto será acionado de forma confiável, este contacto garante que a conexão do fio esteja protegida contra vibrações, estanque a gases e estável a longo prazo. Além do “clique” audível, a patilha é elevada para indicar a conexão segura. A tecnologia de ponto de contacto pré-carregado permite que condutores flexíveis sem terminais tubulares sejam conectados diretamente, sem a necessidade de outras ferramentas. Resumindo, o sistema está “ready-to-wire” e “ready-to-robot”.

Bem equipado para o futuro

O aumento da automação na construção de quadros elétricos impõe novos requisitos para futuros blocos de terminais. A Weidmüller apoia os seus clientes no seu desenvolvimento e já equipou a nova Série AS com um design otimizado para este fim, que é adequado para uma instalação com suporte robótico – pronto para ser robotizado. A montagem automática é usada, como acontece com a Série A padrão. Os novos blocos terminais são compatíveis com os blocos terminais Klippon® Connect Série A.

Weidmüller – Sistemas de Interface, S.A.
Tel.: +351 214 459 191 · Fax: +351 214 455 871
weidmuller@weidmuller.pt · www.weidmuller.pt

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº21. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Translate »