Artigo 75

Interpretações na contagem do Artigo 75

Constato que nas inspeções periódicas…

Constato que nas inspeções periódicas há diversas interpretações na contagem do Artigo 75. Como é determinado o tempo de atuação do Artigo 75?

Resposta:

Nota prévia: o termo Artigo 75 vem do Decreto-Lei n.º 513/70 em que este tema é abordado no seu artigo 75º. A Norma EN 81 refere que “o limitador de tempo de funcionamento do motor deve atuar após um intervalo de tempo que não ultrapassa o menor dos seguintes valores:

a) 45 s;
b) a duração do percurso do curso total, aumentada de 10 s, com um mínimo de 20 s quando a duração total do percurso é inferior a 10 s.”

Por análise, e considerando a alínea b), o primeiro passo é medir o tempo correspondente à duração do percurso total, após esta etapa estar realizada devemos adicionar 10 s à duração do percurso total, de seguida devemos analisar esse valor. Se o valor obtido for maior do que 45 s devemos considerar 45 s no máximo, se for inferior a 45 s, esse deve ser considerado o valor máximo. Para os casos em que a duração do percurso total é inferior a 10 s, o valor é de 20 s.

Conheça todas a questões do Consultório Técnico da “elevare”.

Translate »