Neste número, e em particular neste dossier, é dado destaque a dois aspetos relevantes de um elevador, a automação e os seus componentes.
A automação (do latim automatus que significa mover-se por si), pode ser definida como um sistema que emprega processos automáticos que comandam e controlam os mecanismos para o seu próprio funcionamento fazendo uso de técnicas computadorizadas ou mecânicas com o objetivo de dinamizar e otimizar todos os processos de funcionamento do elevador. Este aspeto é intrínseco aos elevadores inicialmente, e numa fase já ultrapassada a automação era efetuada recorrendo a técnicas essencialmente mecânicas. Hoje em dia foram adicionadas técnicas computadorizadas fazendo com que os atuais elevadores sejam equipamentos complexos ao nível da conceção dos seus comandos com o grande objetivo da promoção de um maior conforto para os utilizadores, maior eficiência energética, melhores condições de segurança e maior capacidade na obtenção de informações sobre o equipamento. A evolução da automação está associada à evolução concetual dos comandos dos elevadores, pelo que é sempre importante estarmos atentos às tendências desta área.
O outro aspeto, embora parecendo básico, “os componentes” dos elevadores são um meio diferenciador do elevador quer ao nível económico, de segurança, fiabilidade, conforto e eficiência energética. Uma escolha criteriosa dos componentes faz toda a diferença entre um “bom” elevador e um “mau” elevador. Outro aspeto relevante, e com a nova Diretiva essa relevância é reforçada, são os componentes ditos de segurança que devem ter um tratamento especial, ou seja, tão importante como o componente propriamente dito é a existência da sua documentação e a garantia da sua rastreabilidade. Se me permitem um conselho, deve ser dada tanta importância ao componente como à sua documentação, por isso, na compra não descurem a documentação, exijam a mesma de acordo com o estipulado na Diretiva Ascensores. Essa vossa ação, certamente, irá evitar no futuro outras situações bastante desagradáveis (Circular n.° 1 da DGEG).
O dossier “Automação e componentes para elevadores” é composto pelos seguintes artigos:
- Correta utilização e seleção de contactos elétricos para funções de segurança
- Ricardo Solanilla, Key Account no Setor da Elevação Schmersal Ibérica
- Controlo do movimento e variação de velocidade
- Eng.º Luís Reis Neves, Departamento de Engenharia
SEW-EURODRIVE Portugal
- Eng.º Luís Reis Neves, Departamento de Engenharia
- Sistemas de Controlo de Acessos para elevadores
Para ler o dossier completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº7. Pode também solicitar apenas um artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
[contact-form-7 id=”69″ title=”ele 7″]
Outros artigos relacionados
- Artigos “Protetores de motor DSP – fiabilidade e confiança na proteção e automação de motores” da “elevare” nº1;
- Dossier “Tendências da automação e controlo de movimento” da revista “robótica” nº102;