revista elevare

Eletrónica e Conetividade nos Elevadores

Eletrónica e Conetividade nos Elevadores

O dossier “Eletrónica e Conetividade nos Elevadores” é composto…

Ao falar de Eletrónica e Conetividade nos elevadores, constatamos que o Homem já domina a técnica das grandes construções há vários séculos, no entanto, um problema que se colocava era “como subir”. Efetivamente, o elevador veio dar resposta a esse problema. Inicialmente, controladores mecânicos eram usados para permitir o movimento do elevador de acordo com as instruções dos utilizadores. Mais tarde, muitas partes mecânicas foram substituídas por partes elétricas. A automação dos elevadores permitiu dotá-los de “inteligência”, facilitando a realização de diversas funções de uma forma fácil, ou seja, com o apertar de um botão, todas as operações de fechar porta, arrancar, contar os andares, parar, nivelar e abrir a porta automaticamente. No princípio, toda esta automação foi realizada através de sistemas de relés eletromecânicos (esta técnica ainda existe em vários elevadores). Até à década de 80 esta tecnologia pouco evoluiu devido ao facto de ser suficiente para as necessidades da época. No entanto, com a entrada da tecnologia dos microprocessadores, os elevadores evoluíram significativamente.

Os comandos com microprocessadores são muito mais fiáveis, logo, menos sujeitos a falhas. Com esta tecnologia o elevador ganhou novos horizontes: o controlo do tráfego é otimizado, o consumo de energia é reduzido, o interface com o utilizador é mais amigável (indicadores digitais, anunciador de voz, barreiras de infravermelhos, comunicação bidirecional, proteção para chamadas falsas, entre outros).

Hoje, em boa verdade, o elevador não é considerado um bem de consumo que, passado algum tempo, é substituído por outro novo. Assim, para ultrapassar esta dificuldade opta-se por efetuar a sua modernização tecnológica, ou seja, uma reforma que substitui os quadros de comando antigos por outros com tecnologia recente. Outros componentes mecânicos, porque possuem uma vida útil mais longa, são aproveitados (máquina de tração, guias, portas, …).

O dossier “Eletrónica e Conetividade nos Elevadores” é composto pelos seguintes artigos:

  • Eletrónica e Conetividade nos Elevadores (Texto de abertura)
    • Fernando Maurício Dias
  • Desenvolvimento Tecnológico dos Elevadores
    • Sérgio Ramos, Instituto Superior de Engenharia do Porto
  • Garantia da proteção de pessoas em instalações elétricas (1.ª Parte)
    • Carlos Gens, Pinto & Cruz Elevadores e Instalações
  • Sistemas e Tecnologias para Elevadores
    • Miguel Tato, EFALIFT – Sistemas e Tecnologias para Elevadores

Para ler o dossier completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº3. Pode também solicitar apenas um artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

artigo

Outros artigos relacionados