A nova legislação surgiu em agosto de 2013, mais concretamente no dia 27, quando foi publicado o Decreto-Lei n.º 65/2013 que aprova os requisitos de acesso e exercício das atividades das empresas de manutenção de instalações de elevação (EMIE) e das entidades inspetoras de instalações de elevação (EIIE), e seus profissionais, conformando-os com a disciplina da Lei n.º 9/2009 de 4 de março, e do Decreto-Lei n.º 92/2010, de 26 de julho, que transpuseram as Diretivas nos 2005/36/CE, relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais, e 2006/123/CE, relativa aos serviços no mercado interno. Pela sua abrangência é, claramente, uma Lei importante não só do ponto de vista dos requisitos impostos às EMIE e das EIIE mas também pelo facto de enquadrar o setor relativamente a mais duas Diretivas Comunitárias.
À primeira vista, e para os leitores menos atentos, pode não ser dado muito relevo ao ajuste às duas Diretivas referidas mas, chamamos a atenção para o facto desse ajuste trazer implicações concretas e potenciais para o setor como a eventual realização de serviços por entidades estrangeiras.
Outro aspeto relevante é a sua abrangência, ou seja: atividade de manutenção de ascensores, escadas mecânicas, tapetes rolantes, monta cargas e plataformas destinadas a movimentar pessoas, o que engloba uma nova categoria de equipamentos até agora fora do âmbito da obrigatoriedade de manutenção e de inspeções periódicas. Se o Decreto-Lei n.º 65/2013 satisfaz uma parte de um compromisso maior (alteração do Decreto-Lei n.o 320/2002), a outra parte em falta será certamente a que causa maior expectativa, não só por ainda não ter sido publicada mas, também, pelas alterações (significativas) que poderá originar. No entanto, o melhor é esperar para ver e fazer votos para que a espera não seja muito longa porque não faz sentido nem beneficia o setor, o facto da revisão ser feita em períodos muito desfasados no tempo.
Fernando Maurício Dias, Prof. do Departamento de Engenharia Eletrotécnica Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP)
O dossier especial é composto pelos seguintes artigos:
- Texto de abertura
- Fernando Maurício Dias
- Lei 65/2013: uma lei altamente discutível e anti PME
- La Salette Silva, Presidente da Direcção da AIECE Amadeu Ferreira da Silva, Lda.
Para ler o dossier completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº2. Pode também solicitar apenas um artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “A legislação e o seu papel na regulação do setor de elevação” presente no “Suplemento elevare nº1”;
- Dossier “Legislação” da “elevare” nº14;
- Artigo “Sistemas de Comunicação Amphitech e o cumprimento das normas harmonizadas” da “elevare” nº9;
- Dossier “Importância das Normas Harmonizadas nos Ascensores” da “elevare” nº10;