Nos nossos dias a palavra manutenção é repetidamente referida em diversos contextos e com diversos significados. Para a área dos equipamentos de elevação uma definição pode ser “ação ou efeito de manter ou manter-se; ação de sustentar e/ou conservar”, esta manutenção é composta por um conjunto diverso de ações que visam a obtenção de um desempenho correto de um equipamento ou sistema. Este termo também está relacionado com uma intervenção periódica que pretende conservar um equipamento durante um determinado período de tempo.
A manutenção pode ser classificada em:
- preventiva, em que, basicamente, a intervenção é realizada na perspetiva de prevenir a ocorrência de avarias no equipamento;
- preditiva, onde se pretende agir no controlo de um equipamento para garantir a redução de falhas no seu funcionamento, ou seja, prever eventuais falhas que implicam uma manutenção corretiva;
- corretiva, consiste na reparação do equipamento através de uma intervenção técnica para corrigir o problema e repor o funcionamento.
É neste contexto que se insere a manutenção no setor dos elevadores que, para além do que foi dito, assenta em regulamentação para definição do tipo de contratos, tipo de intervenções e definição clara dos critérios a satisfazer por parte das empresas que para desenvolver esta atividade têm de, obrigatoriamente, estar registadas na Direção Geral de Energia e Geologia. Esta atividade é de enorme responsabilidade e deve ser sempre desempenhada por profissionais qualificados e obedecer a Planos de Manutenção adequados ao equipamento de forma a salvaguardar as expetativas dos clientes e garantir o bom funcionamento dos equipamentos, quer na vertente da segurança quer na vertente do conforto.
Os artigos deste dossier abordam a questão da calibração dos equipamentos, que é um fator decisivo e garante das medições efetuadas, e a Qualidade do serviço pedra de toque na distinção entre empresas.
Fernando Maurício Dias, Prof. do Departamento de Engenharia Eletrotécnica Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP)
O dossier “Manutenção de Elevadores” é composto pelos seguintes artigos:
- Calibração: um custo com retorno
- Paulo Cabral, Instituto Electrotécnico Português – IEP
- Manutenção – distinção pela qualidade do serviço
Para ler o dossier completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº13. Pode também solicitar apenas um artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “Breve reflexão sobre a IoT aplicada à função manutenção” da “elevare” nº14;
- Artigo “Manutenção preditiva para a indústria de elevadores e escadas rolantes” da “elevare” nº12;
- Dossier “Manutenção em Elevadores” da “elevare” nº6;
- Artigo “Ascensores: o transporte vertical indispensável na construção em altura” da “elevare” nº15;
- Dossier “Manutenção preditiva na Indústria 4.0” da revista “Manutenção” nº144;
- Dossier “Impacto da manutenção no mundo 4.0” da revista “Manutenção” nº142/143.