revista elevare

Manutenção: a importância da distinção pela qualidade do serviço

Manutenção: a importância da distinção pela qualidade do serviço

Um equipamento de elevação deve ser mantido de forma adequada, quer por razões de garantia de segurança dos utilizadores, quer pelo objetivo de garantir a máxima fiabilidade do funcionamento e prolongar a sua vida útil.

Existem outras razões, também importantes, para a realização de uma manutenção adequada. O objetivo das Empresas de Manutenção de Instalações de Elevação (EMIE) passa por prestar ao cliente um serviço adequado, seguro e em linha com o serviço que foi vendido, além de destacar, também, a própria imagem da EMIE perante o cliente ou os utilizadores.

É certo que, por vezes, é frequente observar o cliente a reclamar do serviço prestado, sobretudo num momento de negociação ou quando o equipamento de elevação avaria, está avariado ou tem um mau comportamento em funcionamento. É também certo que é difícil observar o cliente a reconhecer o bom serviço prestado, quando “está tudo bem” com o equipamento. Contudo, também ocorre. Por isso mesmo, é muito fácil avaliar a perceção do cliente quando o serviço prestado é de fraca qualidade, porque este vai reclamar, demonstrar a sua insatisfação ou usar esse argumento de forma comercial.

No entanto, é um desafio para as EMIE’s transmitir ao cliente uma boa perceção da qualidade do serviço ou avaliar junto do mesmo qual a sua perceção acerca do serviço que é prestado ao seu equipamento de elevação, sobretudo quando o serviço prestado é de elevada qualidade.

Ao realizar um serviço adequado, está-se a distinguir a EMIE pela qualidade do serviço, transmitindo uma boa imagem da mesma ao Cliente, e está-se, consequentemente, a transmitir uma boa perceção da qualidade do serviço. Ou seja, isto acontece se o equipamento for seguro, funcionar com precisão e sem avarias, ruídos, vibrações, entre outros. O cliente pode não o afirmar, mas percebe ou apercebe-se da qualidade do serviço que tem, e ser-lhe-á difícil reclamar, colocar em causa os valores que paga ou o serviço prestado. Mesmo que o Cliente tente argumentar que o serviço é inferior ao esperado, se o serviço for efetivamente adequado, dificilmente consegue justificar ou sustentar esse argumento.

Ricardo Vieira
Elevadores.com.pt – Consultoria e formação para o setor de elevação

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº21. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Artigo sobre Manutenção: a importância da distinção pela qualidade do serviço

Outros artigos relacionados

Translate »