Um equipamento de elevação deve ser mantido de forma adequada, quer por razões de garantia de segurança dos utilizadores, quer pelo objetivo de garantir a máxima fiabilidade do funcionamento e prolongar a sua vida útil.
Existem outras razões, também importantes, para a realização de uma manutenção adequada. O objetivo das Empresas de Manutenção de Instalações de Elevação (EMIE) passa por prestar ao cliente um serviço adequado, seguro e em linha com o serviço que foi vendido, além de destacar, também, a própria imagem da EMIE perante o cliente ou os utilizadores.
É certo que, por vezes, é frequente observar o cliente a reclamar do serviço prestado, sobretudo num momento de negociação ou quando o equipamento de elevação avaria, está avariado ou tem um mau comportamento em funcionamento. É também certo que é difícil observar o cliente a reconhecer o bom serviço prestado, quando “está tudo bem” com o equipamento. Contudo, também ocorre. Por isso mesmo, é muito fácil avaliar a perceção do cliente quando o serviço prestado é de fraca qualidade, porque este vai reclamar, demonstrar a sua insatisfação ou usar esse argumento de forma comercial.
No entanto, é um desafio para as EMIE’s transmitir ao cliente uma boa perceção da qualidade do serviço ou avaliar junto do mesmo qual a sua perceção acerca do serviço que é prestado ao seu equipamento de elevação, sobretudo quando o serviço prestado é de elevada qualidade.
Ao realizar um serviço adequado, está-se a distinguir a EMIE pela qualidade do serviço, transmitindo uma boa imagem da mesma ao Cliente, e está-se, consequentemente, a transmitir uma boa perceção da qualidade do serviço. Ou seja, isto acontece se o equipamento for seguro, funcionar com precisão e sem avarias, ruídos, vibrações, entre outros. O cliente pode não o afirmar, mas percebe ou apercebe-se da qualidade do serviço que tem, e ser-lhe-á difícil reclamar, colocar em causa os valores que paga ou o serviço prestado. Mesmo que o Cliente tente argumentar que o serviço é inferior ao esperado, se o serviço for efetivamente adequado, dificilmente consegue justificar ou sustentar esse argumento.
Ricardo Vieira
Elevadores.com.pt – Consultoria e formação para o setor de elevação
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº21. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo do Blog da elevare “O que diz a lei sobre a manutenção de elevadores?“
- Dossier “Manutenção de Elevadores” da edição 13 da revista elevare;
- Dossier “Manutenção em Elevadores” da edição 6 da revista elevare;
- Dossier “Qualidade” da edição 2 da revista elevare;
- Dossier “Qualidade nos elevadores” da edição 18 da revista elevare;