revista elevare

cargas

Perigos e Riscos Associados à Movimentação de Cargas

O dossier especial “Perigos e Riscos Associados à Movimentação de Cargas” é composto pelos seguintes artigos…

As plataformas elevatórias em qualquer uma das suas versões, sejam elas monta cargas, trans elevadores, plataformas de carregamento ou elevadores de acesso à máquina, que podem ser usadas para movimentar cargas, como elevadores para gruas ou torres eólicas, compartilham os mesmos riscos de segurança. A carga deve ser assegurada e não deve criar nenhum risco adicional para operadores ou trabalhadores que tenham contato direto ou indireto com a instalação.

A carga deve ser protegida pelos seus próprios meios para impedir o deslocamento, mas a garantia de que não se irá movimentar para fora da plataforma recai nos interruptores com bloqueio das portas e esses interruptores devem ser dimensionados de acordo com a análise de risco e, consequentemente, com a utilização prevista. Por exemplo, se a carga prevista pode atingir 500 kg, o interruptor da porta deve, com garantia, suportar tanto as cargas estáticas quanto as dinâmicas derivadas do próprio movimento, e é por isso que encontramos diferentes soluções no mercado, com diferentes características e prestações, para se poderem adaptar aos requisitos específicos de cada aplicação.

O dossier especial “Perigos e Riscos Associados à Movimentação de Cargas” é composto pelos seguintes artigos:

Para ler o dossier completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº14. Pode também solicitar apenas este dossier através do email[email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »