revista elevare

qualidade nos elevadores

Qualidade nos elevadores

Neste dossier, o destaque será dado ao pertinente tema da Qualidade nos elevadores.

Hoje em dia, com o mercado competitivo existente, espera-se das empresas melhores produtos e serviços, de forma a responder à crescentes exigência dos clientes. No entanto, os produtos, fruto do tempo e do uso, vão-se degradando e as inevitáveis falhas aparecem. Essencialmente, para o cliente, é expectável que o produto possua uma alta fiabilidade e que satisfaça as suas expetativas.

Este status quo tem levado as empresas a implantar programas de qualidade, na tentativa de diminuir falhas e aumentar a sua produtividade. Assim, é possível (e desejável) que 2 conceitos, a fiabilidade e a qualidade, que muitas vezes se confundem, sejam tomados em muito boa consideração e que se tornem figuras de destaque nas organizações.

O termo “qualidade”, usado no dia-a-dia, refere-se a produtos duráveis, que vão ao encontro das nossas expectativas e cujo material é bom e não avaria (na perspetiva de elevada fiabilidade). Na indústria, o conceito refere-se a ir ao encontro das especificações definidas pelo produtor, cumprindo-as. Outras definições para qualidade são possíveis, dada a subjetividade do conceito para a população.

No setor dos elevadores, a qualidade tem vindo, ao longo das últimas décadas, a tomar o seu lugar de relevo. A nível empresarial, já existem diversas empresas que estabeleceram e certificaram um Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001. É claro que a existência de um Sistema de Gestão da Qualidade implementado numa empresa é uma poderosa ferramenta para promover um melhor desempenho, a todos os níveis da organização, com vista à satisfação das expectativas dos clientes.

(…)

Fernando Maurício Dias
Prof. do Departamento de Engenharia Eletrotécnica, Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP)

O dossier “Qualidade nos elevadores” é composto pelos seguintes artigos:

  • Medidas de segurança em plataformas de carga segundo a diretiva de máquinas relacionada aos acessos
  • Certificação
    • Rogério Marques
  • Decreto-Lei n.º 320/2002, de 28 de dezembro
    • Rogério Marques
  • A Preocupação Ambiental na Produção, Instalação e Manutenção de Elevadores
    • Nuno Carneiro

Para ler o dossier completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº18. Pode também solicitar apenas um artigo através do email[email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »