revista elevare

qualidade nos elevadores

Qualidade

O conceito de Qualidade tem evoluído ao longo dos tempos. Atualmente a Qualidade desempenha um papel fundamental na sociedade em geral e nas organizações em particular.

A nível da União Europeia a Qualidade tem-se tornado uma ferramenta de valorização das organizações que, as políticas comunitárias pretendem promover e reconhecer de forma a dotar as empresas, através de um processo de forte responsabilização, de novas competências que promovem a desburocratização e a autonomia em diversos processos.

Introdução

Qualidade é uma palavra que todos estamos habituados a utilizar, no entanto, uma questão se coloca: qual o seu significado, o que representa, como se mede, qual o seu custo.

Efetivamente, a palavra Qualidade tem um significado muito amplo, logo, permite variadíssimas
interpretações e adaptações a diferentes contextos, por exemplo, falamos em qualidade de atendimento, qualidade do ar, qualidade de vida, qualidade de um produto, qualidade de um serviço prestado, entre outros.

Na prática uma das formas de “vermos” a qualidade é a satisfação de uma ou mais necessidades implícitas ou explícitas por parte do cliente. É importante ter atenção ao facto que a Qualidade depende de fatores que, se forem alterados, podem modificar a perceção de qualidade. Considerando o exemplo da compra de um ascensor e, por exemplo, o preço é o fator limitativo, a exigência por parte do cliente relativamente ao desempenho do produto não será a mesma se não houver limites relativamente ao preço.

Fernando Maurício Dias
Departamento de Engenharia Eletrotécnica do Instituto Superior
de Engenharia do Porto
. Fundação Politécnico do Porto.

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download do “Suplemento elevare” nº2. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

Dossier sobre Qualidade
Translate »