Energética

Certificação Energética de Elevadores

O dossier “Certificação Energética de Elevadores” é composto…

A eficiência energética nos ascensores, escadas mecânicas e tapetes rolantes continua a ser um tema do agrado do público em geral. Os principais motivos são: a imposição legal e a sensibilização dos consumidores, em geral, para o assunto. A nível legislativo houve a produção de documentos que, embora em vigor, não produzem o efeito desejável aquando da sua publicação dado que não é suficiente só a publicação, é fundamental uma estrutura que sustente e promova a sua concretização, falta essa
parte em Portugal. A nível legislativo a certificação energética de ascensores é um processo inacabado o que é incompreensível dado que o mais difícil já estaria feito. Por outro lado, as empresas vão fazendo o seu trabalho de oferecer soluções mais ou menos eficientes de forma a saciar a procura dos clientes, no entanto, porque a legislação é o que é e, por consequência, a sua aplicação, o mercado está desregulado e os consumidores muitas das vezes são enganados porque, mais uma vez, a legislação e/ou a sua aplicação é questionável.

Neste dossier pretende-se abordar o tema de forma a elucidar sobre algumas das formas de promovermos a eficiência energética dos ascensores. Cada vez mais, dada a crescente preocupação ambiental da sociedade, a aposta em ascensores mais eficientes é uma mais-valia para o produto e uma mais-valia em termos comerciais.

Fernando Maurício Dias, Prof. do Departamento de Engenharia Eletrotécnica Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP)

O dossier “Certificação Energética de Elevadores” é composto pelos seguintes artigos:

Para ler o dossier completo faça o download gratuito da “elevare” nº12. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas um artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados