Manutenção de Elevadores

Manutenção de Elevadores

O dossier “Manutenção de Elevadores” é composto pelos seguintes…

Nos nossos dias a palavra manutenção é repetidamente referida em diversos contextos e com diversos significados. Para a área dos equipamentos de elevação uma definição pode ser “ação ou efeito de manter ou manter-se; ação de sustentar e/ou conservar”, esta manutenção é composta por um conjunto diverso de ações que visam a obtenção de um desempenho correto de um equipamento ou sistema. Este termo também está relacionado com uma intervenção periódica que pretende conservar um equipamento durante um determinado período de tempo.

A manutenção pode ser classificada em:

  1. preventiva, em que, basicamente, a intervenção é realizada na perspetiva de prevenir a ocorrência de avarias no equipamento;
  2. preditiva, onde se pretende agir no controlo de um equipamento para garantir a redução de falhas no seu funcionamento, ou seja, prever eventuais falhas que implicam uma manutenção corretiva;
  3. corretiva, consiste na reparação do equipamento através de uma intervenção técnica para corrigir o problema e repor o funcionamento.

É neste contexto que se insere a manutenção no setor dos elevadores que, para além do que foi dito, assenta em regulamentação para definição do tipo de contratos, tipo de intervenções e definição clara dos critérios a satisfazer por parte das empresas que para desenvolver esta atividade têm de, obrigatoriamente, estar registadas na Direção Geral de Energia e Geologia. Esta atividade é de enorme responsabilidade e deve ser sempre desempenhada por profissionais qualificados e obedecer a Planos de Manutenção adequados ao equipamento de forma a salvaguardar as expetativas dos clientes e garantir o bom funcionamento dos equipamentos, quer na vertente da segurança quer na vertente do conforto.

Os artigos deste dossier abordam a questão da calibração dos equipamentos, que é um fator decisivo e garante das medições efetuadas, e a Qualidade do serviço pedra de toque na distinção entre empresas.

Fernando Maurício Dias, Prof. do Departamento de Engenharia Eletrotécnica Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP)

O dossier “Manutenção de Elevadores” é composto pelos seguintes artigos:

Para ler o dossier completo faça o download gratuito da “elevare” nº13. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas um artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

artigo

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados