ribeira

Ascensor da Ribeira do Porto

O Ascensor da Ribeira do Porto, também usualmente…

O Ascensor da Ribeira do Porto, também usualmente designado por “Elevador da Lada”, marca indelevelmente a paisagem da Ribeira.

A sua inauguração aconteceu no dia 13 de abril de 1994, com a presença do então Presidente da Republica, Dr. Mário Soares, do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Fernando Gomes, do Vereador do Urbanismo, Arq. Gomes Fernandes e de outras altas individualidades, numa festiva cerimónia, incluída na Presidência Aberta, dedicada ao Ambiente. Nessa ocasião, o Dr. Mário Soares foi a primeira pessoa a entrar no elevador da Lada e depois subiu intrepidamente até ao varandim da casa da máquina. Projetado pelo Arquiteto António Moura, a construção do elevador da Lada inseriu-se no plano de reabilitação do Barredo, que se desenrolou durante cerca de 25 anos, ou seja de 1974 a 1999. Este programa designado por CRUARB (Comissariado para a Renovação Urbana da Área Ribeira Barredo), destinou-se a recuperar a degradada zona do Barredo, da cidade do Porto.

António Vasconcelos
Engenheiro Especialista em Transportes
e Vias de Comunicação (OE)

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº6. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »