A Covilhã é um exemplo bastante original de uma “cidade de montanha”, rara no urbanismo português. É também a cidade portuguesa mais próxima do ponto mais alto de Portugal Continental: a 20 km da Torre, no cume da Serra da Estrela (1993 metros de altitude) e a 7 km das Penhas da Saúde (1500 metros de altitude).
Esta cidade também se notabilizou como grande centro da indústria de lanifícios, aproveitando a lã dos rebanhos da Serra da Estrela, assim como força motriz hidráulica das ribeiras da Carpinteira e da Goldra. A memória deste passado está presente no Museu dos Lanifícios.
Situada na parte sudeste da Serra da Estrela, a área urbana da Covilhã estende-se por uma área cuja altitude varia entre 450 e 800 metros. O centro histórico situa-se na parte alta da cidade, onde se localiza o edifício da Câmara Municipal, relativamente perto da Universidade da Beira Interior.
António Vasconcelos
Engenheiro Especialista em Transportes
e Vias de Comunicação (OE)
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº8. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “Elevador inclinado do Mercado D. Pedro V, de Coimbra” presente na “elevare” nº3;
- Artigo “Ascensor da Ribeira do Porto” presente na “elevare” nº6;
- Artigo “Os Elevadores da Ponte da Arrábida” presente na “elevare” nº11;
- Artigo “O Elevador Panorâmico da Boca do Vento” presente na “elevare”nº12;
- Artigo “O elevador panorâmico do centro de interpretação, Pilar 7 da Ponte 25 de Abril” presente na edição 13 da revista “elevare”;
- Artigo “O novo elevador do monumento de Cristo Rei” presente na “elevare” nº10.