O edifício Península situa-se no Porto, na Praça do Bom Sucesso.
Foi concebido pelo arquiteto Diogo Lima Mayer, do gabinete de arquitetura INTERGAUP, e destina-se a escritórios em regime de condomínio, sendo gerido pela Wider Property. Neste momento, nele estão instalados cerca de meia centena de escritórios.
A ideia dos promotores deste edifício era que este se destacasse pela qualidade da sua arquitetura numa zona privilegiada da cidade do Porto, muito próxima da rotunda da Boavista. Foi então que surgiu a ideia de instalar 2 elevadores panorâmicos na fachada, com a função de acentuar a sua expressão arquitetónica. Além disso, também proporciona aos utilizadores uma interessante experiência, durante a pequena viagem, oferecendo assim uma vista muito dinâmica sobre a praça do Mercado do Bom Sucesso. De referir que as cabinas destes elevadores foram desenhadas em estreita colaboração com o fabricante selecionado (Schindler), de modo a existir uma harmoniosa integração com o visual da fachada.
O edifício Península dispõe de 9 pisos acima do RC e de mais 4 pisos de garagens.
Os elevadores
O edifício Península dispõe de 4 elevadores de passageiros com comando quadruplex e um montacargas. Foram instalados em 1994, tendo sido fabricados pela Schindler, que também é a atual empresa responsável pela manutenção.
Uma das caraterísticas mais originais destes elevadores é o facto de 2 serem do tipo panorâmico exterior, caso único na cidade do Porto e arredores, o que causa muita curiosidade para os transeuntes da Praça do Bom Sucesso.
Instalados ao ar livre, na fachada virada para a referida Praça, os elevadores estão equipados com amplas janelas de vidro, permitindo aos seus ocupantes a apreciação da bela paisagem do Mercado do Bom Sucesso, enquanto o elevador vai subindo.
António Vasconcelos
Engenheiro Especialista em Transportes e Vias de Comunicação (OE)
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link dedownload da “elevare” nº23. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao
Outros artigo relacionados
- Artigo “Os elevadores panorâmicos da Torre Vasco da Gama” da edição 21 da revista Elevare;
- Artigo “Os elevadores da Torre das Antas, no Porto” da edição 18 da revista Elevare;
- Artigo “Os elevadores do edifício Miradouro no Porto” da edição 17 da revista Elevare;
- Artigo “Os elevadores da “Torre do Lidador”, na Maia” da edição 15 da revista Elevare;