revista elevare

santa justa

O Elevador de Santa Justa

O Elevador de Santa Justa é um dos ex libris de Lisboa e uma das atrações mais visitadas da capital…

O Elevador de Santa Justa é um dos ex libris de Lisboa e uma das atrações mais visitadas da capital. Foi inaugurado em 1902, com tração a vapor e mais tarde em 1907 foi renovado com tração elétrica. Desde 2002 está classificado como Monumento Nacional.

O elevador de Santa Justa é um dos ex libris de Lisboa e uma das atrações mais visitadas da capital, com mais de um milhão de passageiros por ano, a maioria turistas estrangeiros. Foi inaugurado a 10 de julho de 1902, com tração a vapor e mais tarde a 6 de novembro 1907 foi renovado com tração elétrica. Na realidade o elevador de Santa Justa é constituído por dois elevadores totalmente independentes, cada um dos quais com a sua própria máquina que movimenta a correspondente cabina de madeira envernizada com capacidade para 25 pessoas na subida e 20 na descida. Cada um dos elevadores move-se no interior de duas torres metálicas justapostas com 45m de altura. A sua estrutura desenvolve-se em sete andares no interior das quais circulam as duas cabinas e respetivos contrapesos.

António Vasconcelos
Engenheiro Especialista em Transportes
e Vias de Comunicação (OE)

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº1. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    1 thought on “O Elevador de Santa Justa

    Comments are closed.

    Translate »