O elevador inclinado do Mercado D. Pedro V, de Coimbra, é uma instalação inovadora, destinada a ligar a Alta e a Baixa da cidade. Resultou de uma iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra e entrou em serviço em 2001.
A zona central e mais antiga da Cidade de Coimbra é constituída por uma colina elevada – a “Alta” – e outra junto à margem do rio Mondego – a “Baixa”.
A Cidade sempre sonhou em dispor de ligações fáceis que melhorassem a acessibilidade entre estas duas zonas.
Concretizando este desejo antigo de melhores e mais fáceis ligações entre a “Alta” e a “Baixa” a Câmara Municipal de Coimbra, no ano de 1999, deliberou abrir um concurso público internacional de conceção e construção do Elevador do Mercado Municipal D. Pedro V para ligar a Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, na Baixa, junto ao Mercado com o mesmo nome, à Rua Padre António Vieira, na zona Alta da cidade, junto da Cidade Universitária.
António Vasconcelos
Engenheiro Especialista em Transportes
e Vias de Comunicação (OE)
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº3. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “O Elevador do Bom Jesus do Monte, o Mais Antigo de Portugal” presente no “Suplemento 2” da revista “elevare”;
- Artigo “O Elevador de Santa Justa” presente na edição 1 da revista “elevare”;
- Artigo “Ascensor da Ribeira do Porto” presente na “elevare” nº6;
- Artigo “Os Elevadores da Ponte da Arrábida” presente na “elevare” nº11;
- Artigo “O Elevador Panorâmico da Boca do Vento” presente na “elevare”nº12;
- Artigo “O elevador panorâmico do centro de interpretação, Pilar 7 da Ponte 25 de Abril” presente na edição 13 da revista “elevare”;
- Artigo “O novo elevador do monumento de Cristo Rei” presente na “elevare” nº10