coimbra

Elevador inclinado do Mercado D. Pedro V, de Coimbra

O elevador inclinado do Mercado D. Pedro V, de Coimbra, é uma..

O elevador inclinado do Mercado D. Pedro V, de Coimbra, é uma instalação inovadora, destinada a ligar a Alta e a Baixa da cidade. Resultou de uma iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra e entrou em serviço em 2001.

A zona central e mais antiga da Cidade de Coimbra é constituída por uma colina elevada – a “Alta” – e outra junto à margem do rio Mondego – a “Baixa”.

A Cidade sempre sonhou em dispor de ligações fáceis que melhorassem a acessibilidade entre estas duas zonas.

Concretizando este desejo antigo de melhores e mais fáceis ligações entre a “Alta” e a “Baixa” a Câmara Municipal de Coimbra, no ano de 1999, deliberou abrir um concurso público internacional de conceção e construção do Elevador do Mercado Municipal D. Pedro V para ligar a Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, na Baixa, junto ao Mercado com o mesmo nome, à Rua Padre António Vieira, na zona Alta da cidade, junto da Cidade Universitária.

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “elevare” nº3. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

      De acordo com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, ao registar-se, receberá regularmente informações nossas, seja sobre os nossos serviços e produtos, promoções, newsletters, revistas digitais dicas de como tirar maior partido das ferramentas que disponibilizamos e ainda se habilita a participar em eventos que vamos organizando ao longo do ano.

    António Vasconcelos
    Engenheiro Especialista em Transportes
    e Vias de Comunicação (OE)

    Outros artigos relacionados

    Translate »