O Elevador Panorâmico da Boca do Vento, em Almada, vence um desnível de 42 metros e localiza-se na parte histórica da cidade. Da sua cabina panorâmica desfruta-se uma das melhores vistas sobre a ponte 25 de Abril, o estuário do Tejo e a cidade de Lisboa, com as suas sete colinas.
Este elevador foi inaugurado a 24 de junho de 2000 (dia de S. João, feriado municipal), pela então Presidente da autarquia, Maria Emília de Sousa, e destina-se a ligar a parte histórica de Almada, também conhecida por “Almada Velha”, aos antigos estaleiros do Olho de Boi, agora transformados em zona de lazer – Jardim do Rio, onde se situam diversos restaurantes e esplanadas.
Para além da sua função como meio de transporte, também tem um enorme potencial turístico, pois constitui um magnifico miradouro, a 40 metros de altura em relação ao solo e mesmo em frente ao Tejo e veio juntar-se a outros atrativos de Almada, como o Monumento de Cristo Rei, a Fragata Don Fernando II e Glória e o submarino Barracuda, este último instalado na antiga doca seca da Perry and Son.
António Vasconcelos
Engenheiro Especialista em Transportes
e Vias de Comunicação (OE)
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº12. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “Elevador inclinado do Mercado D. Pedro V, de Coimbra” presente na “elevare” nº3;
- Artigo “Ascensor da Ribeira do Porto” presente na “elevare” nº6;
- Artigo “Os Elevadores da Ponte da Arrábida” presente na “elevare” nº11;
- Artigo “O elevador panorâmico do centro de interpretação, Pilar 7 da Ponte 25 de Abril” presente na edição 13 da revista “elevare”;
- Artigo “O novo elevador do monumento de Cristo Rei” presente na “elevare” nº10.