revista elevare

Elevador panorâmico da Fajã dos Padres

O Elevador panorâmico da Fajã dos Padres, Ilha da Madeira – O elevador panorâmico mais elevado de Portugal

O elevador panorâmico da Fajã dos Padres está situado na freguesia…

O elevador panorâmico da Fajã dos Padres está situado na freguesia da Quinta Grande, no concelho de Câmara de Lobos. A entrada para a estação superior deste aparelho é efetuada através da Estrada Padre António Henriques Dinis.

Este aparelho é o único acesso por terra ao complexo agrícola e turístico da Fajã dos Padres, junto ao mar, dotada de uma bela praia e de um conceituado restaurante. Localizado na escarpa, ao lado do Cabo Girão, este Elevador panorâmico goza de uma paisagem deslumbrante, efetuando uma vertiginosa viagem com um desnível de 254 m, facilitando imenso o acesso dos turistas a esta Fajã.

Foi construído pela EFACEC – ELEVADORES em 1997. Está equipado com todos os sistemas de um elevador tradicional, tendo no entanto a particularidade de não possuir cabo de manobra (ligação elétrica entre a cabina e a casa das máquinas). Este cabo é substituído por um sistema de comunicação, via rádio, entre os dois pontos mencionados, com alimentação por baterias, carregadas automaticamente nos dois pontos de paragem, que também asseguram a iluminação e o comando da porta automática. Tal como os elevadores tradicionais, dispõe de um contrapeso dimensionado para minimizar o consumo de energia. A cabina é dotada de janelas panorâmicas e tem uma capacidade de 16 passageiros.

António Vasconcelos
Engenheiro Especialista em Transportes
e Vias de Comunicação (OE)

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº4. Pode também solicitar apenas este artigo através do email[email protected]

Artigo sobre o Elevador panorâmico da Fajã dos Padres
Translate »