O centro de interpretação, Pilar 7, abriu ao público a 27 de setembro de 2017, Dia Mundial do Turismo, no ano em que se comemoraram os 50 anos sobre a construção da Ponte 25 de Abril, e localiza-se junto à Avenida da India.
Este projeto, destinado a dar a conhecer a ponte de 25 de Abril e a sua construção, foi fruto de uma parceria entre a Associação de Turismo de Lisboa e a Infraestruturas de Portugal, e recebeu o Prémio Construir 2018 na categoria de “Engenharia – Melhor Projeto Público”.
A conceção geral é do arquiteto António Borges e o projeto de execução de arquitetura e os projetos de especialidades foram adjudicados à A2P Estudos e Projetos. Previamente obteve-se o aval do Conselho de Segurança da Ponte, da Lusoponte, e as necessárias autorizações da Direção Geral do Património Cultural. A obra foi adjudicada à empresa Ferrovial – Agroman.
O Pilar 7 é um dos principais pilares da ponte, porque na sua base recebe a amarração dos cabos da estrutura suspensa da margem norte do rio Tejo.
António Vasconcelos
Engenheiro Especialista em Transportes
e Vias de Comunicação (OE)
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº13. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “Elevador inclinado do Mercado D. Pedro V, de Coimbra” presente na “elevare” nº3;
- Artigo “Ascensor da Ribeira do Porto” presente na “elevare” nº6;
- Artigo “Os Elevadores da Ponte da Arrábida” presente na “elevare” nº11;
- Artigo “O Elevador Panorâmico da Boca do Vento” presente na “elevare”nº12;
- Artigo “O Elevador de Santa Justa” da “elevare” nº1;
- Artigo “O novo elevador do monumento de Cristo Rei” presente na “elevare” nº10.