revista elevare

Os elevadores da Torre das Antas

Os elevadores da Torre das Antas, no Porto

Com cerca de 80 metros de altura, a Torre das Antas é um dos edifícios mais altos do Porto. Tem uma planta lenticular com 17 andares e é revestido com vidro azul escuro, destacando-se assim na paisagem urbana da zona das Antas. A vista do último piso é deslumbrante, alcançando o mar e a refinaria da Galp, em Matosinhos.

A Torre das Antas situa-se na Avenida Fernando Magalhaes, na vizinhança da Igreja de Santo Antonio das Antas e da Praça Francisco Sá Carneiro e é bem conhecida por nela estar instalada a Loja do Cidadão do Porto.

O edifício foi concluído em 1998, tendo como promotor a Sociedade Imobiliária Azul e Branca. Foi concebido pela arquiteta Rosário Rodrigues, da Ferreira de Almeida Arquitetos, e o projeto de estruturas foi da responsabilidade do Engenheiro José Lino, da Newton – Consultores de Engenharia.

Destina-se a escritórios comerciais em regime de condomínio, com destaque para a sede da Metro do Porto e da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, que ocupam vários andares.

Os Elevadores

A Torre das Antas dispõe de 4 elevadores de passageiros e 1 monta-cargas.

Elevadores de passageiros:

  • 4 elevadores em Quadruplex;
  • A capacidade das cabinas é de 10 pessoas/800 Kg;
  • 21 pisos na totalidade (16 + RC + 4 caves);
  • Velocidade de 2,5 m/s;
  • Máquina planetária de alta eficiência (epicicloidal), com motor assíncrono trifásico e acionamento por variação de frequência;
  • Comando da bateria Quadruplex com sistema de seleção do piso de destino, Schindler Miconic 10.

António Vasconcelos
Engenheiro Especialista em Transportes
e Vias de Comunicação (OE)

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº18. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »