revista elevare

Os elevadores do edifício Miradouro no Porto

Os elevadores do edifício Miradouro no Porto

O edifício Miradouro, com cerca de 50 m de altura, tem algumas particularidades que o tornam único na cidade do Porto. Saiba quais são!

O edifício Miradouro, sito na rua da Alegria no Porto, com cerca de 50 m de altura, construído em 1969 pela centenária Cooperativa dos Pedreiros, tem algumas particularidades que o tornam único na cidade do Porto, a saber:

  • O seu terraço é o ponto mais elevado da cidade, a cerca de 200 m de altitude, donde se avista um vasto panorama de 360 graus.
  • Foi projetado pelo casal de arquitetos David Moreira da Silva (1909-2002), filho de José Moreira da Silva, construtor civil e fundador da Cooperativa dos Pedreiros, e sua mulher Maria José Marques da Silva (1914-1994), filha do célebre arquiteto portuense José Marques da Silva (1869-1947).
  • A fachada é revestida a azulejos de cor amarela.

A Cooperativa dos Pedreiros

A Cooperativa dos Pedreiros foi fundada em 1914 por um grupo de operários que na época estavam envolvidos na construção do Edifício da Estação de S. Bento. Alguns anos depois, em 1924, foi encarregada pela Câmara Municipal do Porto para a construção do edifício dos Paços do Concelho.

Para além do edifício Miradouro, a Cooperativa dos Pedreiros construiu outros emblemáticos edifícios na cidade do Porto, como o edifício “Trabalho e Reforma” (na Rua Nossa Senhora de Fátima), o Palácio do Comércio (na Rua Sá da
Bandeira), os edifícios da Nacional e do Palácio dos Correios (ambos na Avenida dos Aliados) e também as Igrejas de Santo António das Antas e de Nossa Senhora da Conceição.

Em 1989 recebeu a Medalha de Mérito – Grau Ouro – concedida pela Câmara Municipal do Porto e em 1991 foi agraciada com o Título de Membro Honorário da Ordem de Mérito. Atualmente a Cooperativa dos Pedreiros dedica-se à transformação e polimento de granitos e pedras ornamentais, com instalações fabris em Leça do Balio.

O Edifício Miradouro

No edifício Miradouro estão instalados a sede da Cooperativa, várias habitações (pisos 1 a 9), o hotel Miradouro (pisos 10, 11 e 12), uma Rádio e o restaurante Portucale (no último piso, 13).

António Vasconcelos
Engenheiro Especialista em Transportes
e Vias de Comunicação (OE)

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº17. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados

Translate »