nova póvoa

Os elevadores do edifício Nova Póvoa

Com os seus 28 andares, o edifício “Nova Póvoa”, na Póvoa do Varzim…

Com os seus 28 andares, o edifício “Nova Póvoa”, na Póvoa do Varzim, é um mais dos altos do nosso país. Possui 286 apartamentos, em regime de propriedade horizontal, à razão de 10 apartamentos (nove T2 e um T1) por cada andar.

Na sua maioria os apartamentos são apenas habitados na época balnear e nessa época a população do prédio atinge mais de mil pessoas. Apesar de existirem em Portugal prédios mais altos, o Nova Póvoa é, com certeza, o maior complexo exclusivamente habitacional.

Foi construído entre 1973 e 1980, pela empresa João Marquês da Cruz, com um projeto de arquitetura do Arquiteto Carlos Garcia, depois de muita polémica dado o seu impacto visual na cidade, em virtude da sua grande altura de cerca de 90 metros. A escolha da cor do edifício em “amarelo
ocre
” foi objeto de criteriosos estudos, privilegiando a exposição solar, a proximidade do mar e o enquadramento estético com os edifícios envolventes.

António Vasconcelos
Engenheiro Especialista em Transportes
e Vias de Comunicação (OE)

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº7. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Outros artigos relacionados

Outros artigos relacionados

Translate »