Com os seus 28 andares, o edifício “Nova Póvoa”, na Póvoa do Varzim, é um mais dos altos do nosso país. Possui 286 apartamentos, em regime de propriedade horizontal, à razão de 10 apartamentos (nove T2 e um T1) por cada andar.
Na sua maioria os apartamentos são apenas habitados na época balnear e nessa época a população do prédio atinge mais de mil pessoas. Apesar de existirem em Portugal prédios mais altos, o Nova Póvoa é, com certeza, o maior complexo exclusivamente habitacional.
Foi construído entre 1973 e 1980, pela empresa João Marquês da Cruz, com um projeto de arquitetura do Arquiteto Carlos Garcia, depois de muita polémica dado o seu impacto visual na cidade, em virtude da sua grande altura de cerca de 90 metros. A escolha da cor do edifício em “amarelo
ocre” foi objeto de criteriosos estudos, privilegiando a exposição solar, a proximidade do mar e o enquadramento estético com os edifícios envolventes.
António Vasconcelos
Engenheiro Especialista em Transportes
e Vias de Comunicação (OE)
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº7. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
Outros artigos relacionados
- Artigo “Os elevadores da “Torre do Lidador”, na Maia” presente na “elevare” nº15;
- Artigo “Os elevadores do Hotel Dom Henrique Downtown, no Porto” presente na “elevare” nº14;
- Artigo “O elevador histórico do Curia Palace Hotel” presente na edição 5 da revista “elevare”;