Hotel Dom Henrique Downtown

Os elevadores do Hotel Dom Henrique Downtown, no Porto

O programa arquitetónico inicialmente previsto para o espaço da Rua do Bolhão e da Rua Guedes de Azevedo era o de um prédio de escritóriose espaços comerciais…

O Hotel Dom Henrique Downtown tinha um programa arquitetónico inicialmente previsto para o espaço da Rua do Bolhão e da Rua Guedes de Azevedo era o de um prédio de escritórios e espaços comerciais, cujo projeto foi atribuído em 1965 a uma equipa de arquitetos constituída por José Carlos Loureiro, Luís Pádua Ramos e Carlos de Almeida. Todavia, o proprietário, o Banqueiro Afonso Pinto de Magalhães, optou por alterar a funcionalidade do edifício, transformando-o em hotel, que inaugurou no mês de março de 1973.

O Hotel Dom Henrique Downtown está localizado entre as ruas Guedes de Azevedo e do Bolhão, junto ao Silo-Auto e em pleno centro tradicional do Porto, junto da rua de Santa Catarina. Este edifício foi a primeira grande construção em altura no Porto a usar betão armado e constitui uma obra de referência dos citados arquitetos, da chamada Escola do Porto. De planta irregular e orgânica, a torre tem 72 metros de altura e totaliza 21 pisos sendo 2 deles caves.

O dono da obra foi a empresa Sogin SA (Sociedade Gestora de Iniciativas Financeiras) que ainda hoje pertence aos herdeiros de Afonso Pinto de Magalhães.

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “elevare” nº14. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    António Vasconcelos
    Engenheiro Especialista em Transportes
    e Vias de Comunicação (OE)

    Outros artigos relacionados

    Translate »