revista elevare

Os novos acessos mecânicos ao Castelo de Leiria

Os novos acessos mecânicos ao Castelo de Leiria

Um elevador inclinado e dois elevadores verticais.

A cidade de Leiria é a capital do Distrito com o mesmo nome. É situada nas margens do rio Lis e nela podemos apreciar dois importantes patrimónios: a Sé Catedral, de estilo maneirista e construída no tempo de D João III, e o Castelo.

O Castelo de Leiria domina a paisagem do centro histórico e foi classificado como monumento nacional em 1910. De origem medieval, tem uma planta poligonal, com forte sistema defensivo rodeando o reduto central onde se encontram o Paço Real, a igreja de Nossa Senhora da Pena e a Torre de Menagem.

Em 2021, foram concluídas as obras de requalificação do Castelo que permitiram não só valorizar a sua riqueza patrimonial e aumentar o seu potencial turístico, como torná-lo mais inclusivo e aberto a todos os cidadãos, nomeadamente os com dificuldades motoras, através da construção de dois acessos mecânicos (no lado norte e no lado sul), uma iniciativa da Câmara Municipal de Leiria e inaugurados no mesmo ano.

No lado norte, temos um elevador inclinado, com um curso de 110 metros, vencendo um desnível de 36 m e capacidade para 20 pessoas, que permite o fácil acesso ao Castelo a partir do lado norte (junto à avenida 25 de abril e do estádio).

No lado sul, temos um conjunto de 2 elevadores verticais, instalados em estruturas autoportantes, e interligados por um passadiço metálico, montados em estrutura aberta, que permitem o acesso ao Castelo a partir do lado sul (junto á Sé) e que vai até ao largo da PSP, vencendo um desnível total de 24 m.

António Vasconcelos
Engenheiro Especialista em Transportes e Vias de Comunicação (OE)

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº23. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao

Outros artigos relacionados