revista elevare

tabela sobre Eficiência energética nos elevadores

Eficiência energética nos elevadores

A ADENE – Agência para a Energia é uma entidade que tem por missão promover e realizar atividades de interesse público na área da energia, eficiência energética, mobilidade e eficiência hídrica, conforme indicado no Decreto-Lei n.° 47/2015 de 9 de abril.

Uma das principais atividades da ADENE é a gestão do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE) que se encontra em funcionamento desde julho de 2007 e permite conhecer, com algum detalhe, o desempenho energético dos edifícios portugueses através da atribuição de uma classe energética. No entanto, no decorrer da implementação do SCE verificou-se a importância de avaliar também o desempenho de alguns dos componentes do edifício, por forma a avaliar com maior rigor o desempenho energético global. Neste sentido, e como complemento ao SCE, foi lançado o Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos (SEEP) que visa informar os consumidores sobre o desempenho energético de produtos que ainda não se encontram abrangidos pelas Diretivas de Ecodesign e etiquetagem energética regulados pela Comissão Europeia. O sistema assenta numa plataforma eletrónica acessível através do endereço www.seep.pt onde interagem os diferentes intervenientes do processo. A plataforma atua como um portal onde estarão disponibilizados vários conteúdos que abordem aspetos importantes sobre os elevadores, existindo uma filtragem dos conteúdos conforme o perfil de utilizador: público, empresa de manutenção, empresa de inspeção, entre outros.

ADENE

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº5. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados

Translate »