Enquadramento histórico dos equipamentos de elevação
A construção do primeiro funicular, por contrapeso de água, no Bom Jesus de Braga, inaugurado em 1882 é, com certeza, o marco histórico do início da implementação de equipamentos de elevação em Portugal.
Na verdade, o sucesso dos trabalhos de construção e implementação desta infraestrutura fomentou o estabelecimento da primeira empresa de construção de elevadores em Portugal, que instalou os mais emblemáticos e antigos elevadores portugueses, como por exemplo o ascensor de Santa Justa em Lisboa (1902), cuja tração inicialmente era garantida por um equipamento a vapor e, em 1907, é adaptado a um sistema de tração elétrico justificado pelo aumento da disponibilidade da rede elétrica na cidade de Lisboa, e pelas naturais vantagens dos motores elétricos sobre os motores que utilizam processos térmicos, neste caso o vapor.
De realçar que a alteração das tecnologias e a disponibilidade de energia elétrica, seguramente promovem a instalação de ascensores em edifícios de habitação e à época, dadas as caraterísticas construtivas dos ascensores, com a utilização de cabinas e caixas parcialmente abertas certamente para diminuir a sensação de claustrofobia dos passageiros, a sua proliferação exigiu a implementação de critérios mínimos de segurança.
Filipe Pinto & Joaquim Maia
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “elevare” nº4. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “Os elevadores e as obras no condomínio” da edição 13 da revista “elevare”;
- Dossier “Normas EN81-20 e EN81-50” da edição 9 da revista “elevare”;
- Dossier “Acessibilidade” da edição 1 da revista “elevare”;