regulamento

Enquadramento Regulamentar dos Ascensores

Enquadramento histórico dos equipamentos de elevação

A construção do primeiro funicular, por contrapeso de água, no Bom Jesus de Braga, inaugurado em 1882 é, com certeza, o marco histórico do início da implementação de equipamentos de elevação em Portugal.

Na verdade, o sucesso dos trabalhos de construção e implementação desta infraestrutura fomentou o estabelecimento da primeira empresa de construção de elevadores em Portugal, que instalou os mais emblemáticos e antigos elevadores portugueses, como por exemplo o ascensor de Santa Justa em Lisboa (1902), cuja tração inicialmente era garantida por um equipamento a vapor e, em 1907, é adaptado a um sistema de tração elétrico justificado pelo aumento da disponibilidade da rede elétrica na cidade de Lisboa, e pelas naturais vantagens dos motores elétricos sobre os motores que utilizam processos térmicos, neste caso o vapor.

De realçar que a alteração das tecnologias e a disponibilidade de energia elétrica, seguramente promovem a instalação de ascensores em edifícios de habitação e à época, dadas as caraterísticas construtivas dos ascensores, com a utilização de cabinas e caixas parcialmente abertas certamente para diminuir a sensação de claustrofobia dos passageiros, a sua proliferação exigiu a implementação de critérios mínimos de segurança.

Filipe Pinto & Joaquim Maia

Para ler o artigo completo faça o download gratuito do “elevare” nº4. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

      De acordo com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, ao registar-se, receberá regularmente informações nossas, seja sobre os nossos serviços e produtos, promoções, newsletters, revistas digitais dicas de como tirar maior partido das ferramentas que disponibilizamos e ainda se habilita a participar em eventos que vamos organizando ao longo do ano.

    Outros artigos relacionados

    Translate »