Norma EN

Norma EN 81-21:2009+A1:2012

Ao longo de muito tempo, as nossas cidades têm assistido a uma degradação progressiva dos seus edifícios…

Ao longo de muito tempo, as nossas cidades têm assistido a uma degradação progressiva dos seus edifícios e das suas estruturas urbanas.

Com o aumento do turismo e a necessidade de acolher cada vez mais pessoas, tornou -se imperativo a reabilitação urbana, dando maior relevo a esta área de negócios e de atividade.

A reabilitação urbana pode definir-se como o conjunto de operações destinadas a garantir a possibilidade de reutilização plena dos edifícios existentes, adaptando-os a exigências contemporâneas e estabelecendo um compromisso entre a sua identidade original e a que resulta da própria reabilitação.

Por vezes, devido a limitações estruturais dos edifícios existentes, não é possível cumprir na íntegra todos os requisitos da Norma EN 81-20: Ascensores de transporte de pessoas e de pessoas e carga.

De acordo com o ponto 2.2 do anexo I da Diretiva Ascensores 2014/33/UE, transposta pelo Decreto-Lei 58/2017 de 9 de junho, os ascensores devem ser concebidos e construídos de forma a impedir o risco de esmagamento quando a cabina se encontre numa das suas posições extremas. Este objetivo é atingido pela existência de um espaço livre ou de um refúgio para lá das posições extremas.

Marco Pereira (Eng.°)
Orona Portugal, Lda.

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “elevare” nº11. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitarapenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »