calhas

Calhas articuladas E4.1L da igus®

A utilização otimizada do espaço de instalação, o peso reduzido e a elevada…

A utilização otimizada do espaço de instalação, o peso reduzido e a elevada robustez são apenas algumas das vantagens das calhas articuladas E4.1L da igus®, que estão agora disponíveis em stock com novas medidas de largura e altura. Em comparação com as calhas E4.1, esta versão light reduz o peso em 30%, sendo assim as calhas adequadas para aplicações bastante dinâmicas. Foram desenvolvidas, sobretudo, para aplicações sem suporte, mas podem ser utilizadas também em cursos longos.

As calhas E4.1L da igus® combinam os pontos fortes de diversas séries de calhas igus® e todas as superfícies que entram em contacto com os cabos possuem um design suave de proteção para os cabos elétricos. “Os cantos arredondados das travessas e dos separadores asseguram uma elevada duração de vida de mangueiras e cabos elétricos”, explica Harald Nehring, responsável pela área dos sistemas de calhas articuladas na igus®. “Assim, podemos descrever a série E4.1L como uma calha articulada em que os condutores se sentem sempre bem durante o movimento.” As travessas, além das superfícies arredondadas em contacto com os cabos e os trincos, têm uma escala de posicionamento que permite a divisão organizada dentro da calha e com uma fácil montagem e elevada robustez. Esta série faz valer os seus trunfos sobretudo em aplicações rápidas sem suporte, por exemplo na indústria automóvel ou em máquinas-ferramentas. O mecanismo de abertura simples das travessas pelo raio exterior e pelo interior garante um preenchimento rápido da calha articulada. As travessas não se soltam e podem ser abertas com uma chave de fendas. Giram a 115º e engatam na posição final e se necessário podem também ser totalmente removidas e novamente colocadas, bastando pressioná-las para encaixar. Foi adotado um encaixe com ranhura patenteado nos elos, assim como batentes duplos com ampla superfície, baseados nas calhas E4.1 para aplicações duras que proporcionam uma elevada robustez. Através de um “travão”, o movimento da calha articulada é bastante silencioso. Graças à montagem alternada dos elos exteriores, a calha pode ser montada com ou sem pré-tensão. Esta é uma vantagem decisiva, sobretudo em espaços de montagem limitados como, por exemplo, em máquinas-ferramentas.

Em comparação com a gama E4.1, com o design direcionado para a aplicação na gama E4.1L, foi possível reduzir o peso das calhas em cerca de 30%. Daí resulta outra vantagem: “Desta forma, os utilizadores poupam bastante energia no acionamento”, afirma Harald Nehring. “Além disso, no mesmo espaço, é possível colocar ainda mais mangueiras e cabos. Todas estas vantagens fazem da série E4.1L, provavelmente, a melhor calha articulada.” Esta gama de calhas articuladas está agora disponível em stock com mais alturas interiores, entre 31 e 64 milímetros, e em novas larguras e com as variantes totalmente tapadas para a proteção contra limalhas. Tal como nas calhas articuladas abertas, a igus® oferece também uma versão ESD e até uma versão de calhas articuladas tapadas para uma elevada temperatura.

www.igus.pt

Translate »