revista elevare

Calhas livres de halogéneos

Calhas livres de halogéneos

Para uma condução segura dos cabos a OBO disponibiliza as calhas de instalação na parede e no teto WDKH, livres de halogéneos, bem com as calhas de cablagem LKVH, livres de halogéneos, para montagem no quadro de distribuição.

OBO Bettermann apresenta os seus sistemas de condução de cabos livres de halogéneos que garantem a proteção das pessoas, do ambiente e dos bens materiais. Todos os produtos são fabricados em PC/ABS de elevada qualidade (Policarbonato/Acrilonitrilo-Butadieno-Estireno). Estes materiais incluem-se nos plásticos autoextinguíveis. Para uma condução segura dos cabos a OBO disponibiliza as calhas de instalação na parede e no teto WDKH, livres de halogéneos, bem com as calhas de cablagem LKVH, livres de halogéneos, para montagem no quadro de distribuição. Calhas técnicas GKH Rapid 80 e Rapid 45 (novo na gama) resumem as soluções completas com todos os acessórios livres de halogéneo. A OBO tem ainda disponível os 4 sistemas de condução de cabos, praticamente em todos os tamanhos convencionais. São fáceis de instalar, estáveis, com acabamentos de elevada qualidade e totalmente normalizados.

Os plásticos oferecem boas propriedades isoladoras e permitem o fácil processamento mas, em caso de incêndio podem propagar gases agressivos, e isso representa perigo para pessoas e para os bens materiais do edifício. Para manter a inflamabilidade do PVC baixa, são utilizados retardadores de chama, baseados em ligas de halogéneo como o flúor, iodo, cloro e bromo. Este aspeto de segurança, em caso de incêndio, torna-se numa desvantagem perigosa: formam-se gases de combustão tóxicos como dióxido e monóxido de carbono que colocam em risco as pessoas, na maioria das vezes, mais do que as chamas e o calor. Uma combinação altamente tóxica que pode mesmo ser fatal com apenas algumas inalações. O PVC liberta cloreto de hidrogénio gasoso corrosivo que, combinado com humidade produz ácido clorídrico que é muito corrosivo para as vias respiratórias. Como substância eletricamente condutiva pode provocar um curto-circuito e destruir os aparelhos. Outros exemplos de produtos com gases de combustão são o ácido cianídrico e o amoníaco. Além disso, as dioxinas muito tóxicas podem danificar a estrutura do edifício, de tal maneira, que torne a sua reconstrução muito dispendiosa ou quase impossível.

As calhas de rodapé SL, SL-L e SL-T e as calhas combinadas RAUDUO estão devidamente equipadas com separadores integrados, permitindo assim a instalação de cabos de diferentes níveis de tensão. Em particular, o comportamento da temperatura no amortecedor térmico foi testado com detalhe na calha elétrica e de aquecimento: a calha combinada RAUDUO foi testada quanto ao seu comportamento de temperatura (DIN VDE 0298 Parte 4). Mesmo com altas temperaturas de fluxo nos tubos de aquecimento, as temperaturas nas áreas de instalação dos cabos elétricos permanecem abaixo de 30 °C e, portanto, não ocorre nenhum problema sob cargas de corrente normais. Os materiais de instalação livres de halogéneos representam, portanto, uma alternativa segura enquanto medida de proteção contra incêndios. O termo “livre de halogéneos” exclui todas as ligas orgânicas de cloro e bromo.

Montagem da calha livres de halogéneos WDKH

OBO Bettermann – Material para Instalações Eléctricas, Lda.
Tel.: +351 219 253 220 · Fax: +351 219 151 429
info@obo.pt · www.obo.pt

Translate »