revista elevare

solução EcoStruxure Transformer Expert

EcoStruxure Transformer Expert: a solução IoT preditiva que antecipa avarias e reduz custos de manutenção dos transformadores

Com o EcoStruxure Transformer Expert é possível avaliar, gerir alarmes, monitorizar e prever o estado e a vida útil em tempo real e em lotes inteiros de transformadores.

O EcoStruxure Transformer Expert é uma solução de monitorização baseada em IoT que permite otimizar a vida útil dos transformadores a partir de uma análise preditiva. Os sensores inteligentes da Schneider Electric facilitam a tomada de decisões acertadas para a manutenção dos transformadores, com base em dados fiáveis ​​e em tempo real.

O seu algoritmo avançado oferece recomendações proativas que reduzem o tempo de inatividade dos transformadores e prolongam a sua vida útil, com a poupança de custos de manutenção que daí advém, evitando paragens ou falhas não planeadas. Mais especificamente, os testes que simulam situação do mundo real do EcoStruxure Transformer Expert confirmam que:

  • Prolonga a vida útil dos transformadores de três para cinco anos.
  • Permite antecipar até 40% mais avarias do que os meios de manutenção regular existentes.
  • Reduz as paragens não planeadas em até 30%.
  • Deteta até 40% mais falhas do que os meios de manutenção tradicionais.
  • Aumenta a disponibilidade dos equipamentosem 30%.
  • Reduz os custos de manutenção em 25%, antecipando pequenas falhas que podem tornar-se incidentes graves.
https://youtu.be/Z4xIrlFurOY
Demonstração do EcoStruxure Transformer Expert

Sistema de avaliação de riscos

A solução permite avaliar o estado dos transformadores com base em IEEE, Cigre e outras normas internacionais. O índice de estado estabelece, de forma automática e com base nessas normas, as ocorrências que podem exigir ações de manutenção para prolongar a vida útil do equipamento.

Para isto, combinam-se os dados do sensor do EcoStruxure Transformer Expert com os testes de óleo por DGA do utilizador. Com base nisto, o sistema oferece automaticamente informações sobre o estado dos transformadores em quatro pontos de risco:

  • Riscos para o isolamento sólido,
  • Dielétrico,
  • Operações,
  • Envelhecimento.

Para ampliar os indicadores e obter uma avaliação de risco completa, cada um destes índices é decomposto em sub índices avaliados com os seus limites de referência, com pontuações A-F do modelo descrito na norma CIGRE TB 761.

A função “Insights” do sistema utiliza todas estas informações para notificar automaticamente o utilizador sobre alterações no índice de estado, limites, motivos de preocupação e gráficos ilustrativos de possíveis problemas.

Descargas parciais

O sensor inteligente acompanha o aumento da atividade de descarga parcial (PD), com base em dois parâmetros de ruído principais:

  • O nível de ruído de fundo em dBuV/m,
  • O número e a potência dos picos de impulso no ruído de fundo.

Os transformadores com níveis de PD comuns têm um ruído de fundo constante. O ruído de impulso deve ter uma prevalência reduzida de 3dB ou menos sobre o ruído de fundo. O sensor desenvolvido pela Schneider Electric permite detetar variações neste parâmetro que indiquem alterações na atividade de descarga parcial.

Em consequência, é possível antecipar comportamentos impulsivos muito fortes e que são, frequentemente, o prelúdio de um colapso perigoso.

Análise das vibrações

A ponta do sensor conta com um acelerómetro MEMS integrado que monitoriza a vibração do transformador, acompanhando:

  • A vibração ao longo do tempo, para identificar tendências e eventos de vibração
  • O espectro da vibração, para identificar frequências específicas.

Isso permite antecipar mudanças no estado mecânico do transformador, que podem, por sua vez, alterar a frequência de ressonância da vibração no tanque. Também é útil para medir os níveis de ruído externo e o seu impacto no ambiente envolvente.

Modelagem de cenário

O EcoStruxure Transformer possui uma funcionalidade de modelagem de cenários para prever o impacto de mudanças nas cargas ou na refrigeração.

Desta forma, é possível prever o efeito de determinadas decisões que podem reduzir a vida útil do transformador, ou gerar avarias ou outros problemas técnicos.

Esta funcionalidade antecipa e exibe graficamente o impacto das alterações nas descargas parciais, vida útil, WCP, atividade de água, tensão de rutura do óleo ou temperatura do transformador.

Implementação fácil

O EcoStruxure Transformer Expert instala-se em 45 minutos, com ligação à Cloud quase imediata através do sistema Plug&Play. Os primeiros dados chegam à Cloud em 24 horas, no máximo.

A partir desse momento é possível avaliar, gerir alarmes, monitorizar e prever o estado e a vida útil em tempo real e em lotes inteiros de transformadores – fazendo dele a solução mais simples, eficiente e inovadora do mercado.

Schneider Electric Portugal
Tel.: +351 217 507 100 · Fax: +351 217 507 101
pt-atendimento-cliente@schneider-electric.com · www.se.com/pt

Translate »